‘Alfabetiza Juntos SP’ pretende ampliar métodos de ensino para alfabetizar alunos da rede pública no município

É dever do Ministério da Educação (MEC) garantir a alfabetização de crianças até o final do segundo ano do ensino fundamental, conforme o Decreto Federal nº11.556, de 12 de junho de 2023. Pensando nisso, coordenadores pedagógicos de Cubatão participaram da primeira formação do Programa ‘Alfabetiza Juntos SP’. A ação teve início no Centro Municipal de EAD de Cubatão (CEMEAD), no último dia 16, visando a equiparar e ampliar a qualidade no aprendizado dos estudantes da rede pública.


Começando com 18 coordenadores pedagógicos e 4 responsáveis pelas escolas estaduais, o primeiro encontro marcou o início de uma série de capacitações que serão realizadas ao longo do ano, destinadas a serem replicadas nas unidades escolares do município. São 96 horas de formação, com reuniões síncronas e assíncronas. Esses participantes serão multiplicadores entre os professores das escolas de ensino fundamental anos iniciais.


Na oportunidade, os coordenadores receberam orientações sobre práticas pedagógicas inovadoras, estratégias de gestão educacional e o uso de tecnologias da informação no ambiente escolar. Apoiada pela Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), e vinculada à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a iniciativa busca ofertar formação continuada aos profissionais de educação como aperfeiçoamento da prática pedagógica – também instituída pelo Decreto Estadual nº68.335, de 20 de fevereiro de 2024.


As estratégias não param – A formação do programa ‘Ler e Escrever na Educação Infantil’ (LEEI) também já teve início, com um total de 128 horas de formação e reuniões síncronas e assíncronas para coordenadores pedagógicos e professores do município. O objetivo é que a educação infantil desenvolva, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita, sob supervisão da formadora do LEEI Karen França Azurza.


“O programa é de extrema importância, pois abordará a importância da leitura e da escrita, com intencionalidade de formar alunos leitores, desde a educação infantil ao ensino fundamental, para garantir a alfabetização na idade certa, além de promover a equidade e valorizar a diversidade étnico racial”, afirma a articuladora municipal Catia Cristina Rodrigues.


Por: Secom Cubatão/RP
Fotos: Divulgação PMC