A Prefeitura de Cubatão começou, na tarde desta quinta-feira (21), a entrega de óculos para 652 crianças da rede municipal de ensino. Elas têm entre 7 a 12 anos e cursam o Ensino Fundamental I. Os primeiros contemplados foram alunos da UME João Ramalho, na Vila Nova. Acompanhados de um responsável, 8 crianças participaram da entrega simbólica das lentes no gabinete do prefeito Ademário Oliveira, que  destacou a importância do momento para a garotada contemplada pelo projeto que é fruto de emenda parlamentar.


A entrega dos óculos é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, que promoveram entre junho e agosto deste ano, um mutirão de exames oftalmológicos atendendo cerca de 5 mil alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal. Após a consulta e verificação de grau, os meninos e meninas agora recebem o equipamento.


“Momento importantíssimo. Este ato simbólico representa a consolidação de um projeto interessante do ponto de vista social, educacional e da saúde. Quem enxerga bem tem muito mais possibilidade de aprender melhor, ler e entender com mais precisão; e isso é qualidade de vida. É isso que estamos proporcionando a centenas de alunos que foram detectados com algum problema de acuidade visual na nossa rede escolar”, comentou o prefeito Ademário.


“Essa importância é cristalina quando vemos a reação das crianças ao usar os óculos. O mundo em sua volta ganha outra dimensão.  E isso é muito legal perceber. A ação é fruto dessa parceria entre Saúde e Educação e, juntos, conseguimos 5. 200 estudantes do 1º ao 5º anos da rede municipal”, reforçou a titular da SMS Andrea Pinheiro.


“Problemas oftalmológicos como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, principalmente se a criança tiver um grau muito alto, pode levar a dificuldades de leitura e escrita, prejudicando o desenvolvimento escolar. Por isso a  relevância deste projeto para os alunos e para a rede de ensino, que passa a ter alunos com melhor desempenho tanto na rotina escolar como em outras atividades”, enfatizou Lúcia Peralta, diretora de Ensino Fundamental da Seduc, no ato representando a secretária de Educação Lidiane Goulart.


Nada melhor para expressar sobre a importância dessa ação do que os próprios contemplados e seus familiares. “Estou achando o máximo. Que bom poder enxergar bem novamente. Adorei!”, comentou Sophia  Manuela, de 10 anos, ao lado sua mãe Isabele, moradoras da Vila São José. “Fico muito contente em saber que a minha filha vai enxergar melhor. Que mais crianças possam ser contempladas, pois nem todos têm condições de pagar por exames e comprar óculos”, disse a mãe.


A entrega simbólica dos óculos contou com a presença do vice-prefeito Ivan Hidelbrando; Renata Almeida, chefe de gabinete do prefeito; e também de chefes de outros Departamentos e/ou Serviços da Seduc.


Texto:  Secom Cubatão
Fotos: Maiko Santana / Secom Cubatão