SÃO PAULO
22/11/2024 15H28
Feira internacional de inclusão, acessibilidade e reabilitação contou com palestras de representantes da secretaria
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) participou nesta quinta-feira (21) da 19ª edição da Reatech Brasil 2024 — Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação.
O evento, realizado na capital, contou com palestras de representantes da SEDS sobre os serviços, programas e benefícios que a Assistência Social oferece às pessoas com deficiência.
“O objetivo é oferecer proteção social a esses indivíduos, reconhecendo onde estão as vulnerabilidades, assim como os riscos e as violações de direitos”, afirmou Fernanda Varandas, diretora da Proteção Social Básica da Coordenadoria de Assistência Social (CAS).
Já Heder Souza, coordenador estadual do programa Bolsa Família na Coordenadoria de Desenvolvimento Social (CDS), falou sobre a importância do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para este público. “É um direito garantido pela Constituição para pessoas com deficiência que não tiveram oportunidades no mercado de trabalho em situações igualitárias nem acesso à previdência social.”
A coordenadora estadual do Cadastro Único pela Gestão Estratégica (CGE), Beatriz Moreira, também proferiu uma palestra, na qual explicou os tipos de deficiência reconhecidos pelo CadÚnico como cegueira, surdez, deficiência física, transtorno mental e síndrome de Down. “Trata-se da permanente inabilidade de realizar uma ou mais habilidades do seu dia a dia em função da dificuldade de enxergar, ouvir ou se movimentar. Esse tipo de cadastramento é autodeclaratório, ou seja, o responsável ou a própria pessoa com deficiência é quem deve fazê-lo”, afirmou.
A Reatech segue até o próximo sábado (23), no espaço São Paulo Expo. A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado também esteve presente no evento com ampla programação com serviços e ações para os visitantes.