SÃO VICENTE
22/11/2024 15H20
Junto a exposição e feira artesanal, evento marcou abertura da programação alusiva à consciência negra na Cidade
A noite desta quinta-feira (21) foi marcada pelo simbolismo de mais um avanço dado por São Vicente na luta contra o racismo e em prol dos direitos humanos. No auditório do Espaço Multicultural (Praça 22 de Janeiro), o 'Prêmio Dandara de Direitos Humanos' honrou dez nomes - dentre lideranças políticas, comunitárias ou instituições - destacáveis pela defesa da causa dos direitos humanos, sobretudo na luta pela igualdade racial.
Promovido pelo Conselho Municipal de Igualdade Racial (Compir) em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc), o evento integrou a abertura das programações alusivas à Semana da Consciência Negra na Cidade.
"Queria parabenizar todos os conselheiros do Compir, que fazem um trabalho incrível na cidade. Todos os dias presenciamos casos de racismo, então precisamos sempre bater nessa tecla, quantas vezes for necessário. A luta é diária e de todos", ressaltou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Jackson Nunes.
Em reconhecimento ao trabalho desempenhado em prol de um município antirracista, uma comissão formada por membros do poder público e da sociedade civil contemplou, dentro de um grupo de 30 influências, dez nomes. São eles:
- Carla Macedo (presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB);
- Educafro (organização em prol da luta racial);
- Francisca da Silva (liderança comunitária no México 70)
- Jefferson Cezarolli (vereador);
- Nivea Marsili (secretária de Educação);
- Ruth Soares (liderança comunitária na Vila Fátima);
- Yalorisá Dan (liderança do candomblé na Cidade);
- Yalorisá Nalva (liderança do candomblé na Cidade);
- Yuri Câmara Batista (secretário de Gestão).
Os critérios para seleção foram o engajamento dessas lideranças na luta pelos direitos humanos, seja por meio da elaboração/sanção de projetos, reivindicações ou representatividade.
Além da entrega do prêmio, houve o lançamento da exposição 'Conexões Femininas', cuja finalidade é, por meio da ilustração de personalidades da Baixada e do Estado, exaltar a beleza da mulher negra. Junto a isso, uma feira artesanal com produções típicas ligadas à cultura afro.
Registradas pela fotógrafa Daura Menezes, que trabalha especialmente na produção de imagens de mulheres negras, as ilustrações têm como objetivo representar a luta diária em prol da igualdade racial, seja no dia a dia ou em campanhas publicitárias, produções cinematográficas, etc.
"Minha ideia é usar a fotografia para espalhar a beleza da mulher negra e fortalecer a representatividade. Durante muito tempo, elas estiveram escondidas. Hoje estamos num processo de ruptura. Meu dever é contribuir para que isso se expanda cada vez mais", explica a profissional, que anunciou, também, um ensaio aberto exclusivo para mulheres negras no dia 8 de dezembro, em Santos (Aquário - Ponta da Praia e Parque Valongo - Centro). Mais informações podem ser obtidas no perfil da fotógrafa no Instagram: @dauramenezes.
Programação - Além da exposição e da feira artesanal, que seguem nesta sexta (22) e na segunda-feira (25), das 9h às 17h, disponíveis para apreciação no Espaço Multicultural (Praça 22 de Janeiro - Gonzaguinha), São Vicente segue com uma programação repleta de atividades alusivas à Semana da Consciência Negra. Confira:
• 22/11 (Sexta-feira):
Evento: Roda de conversa sobre saúde mental frente ao racismo e discussão sobre valorização da mulher negra;
Local: Espaço Multicultural;
Horário: 14h às 18h.
• 23/11 (Sábado):
Evento: Xixerê ais Orixás;
Local: Praça 22 de Janeiro (Gonzaguinha);
Horário: 10h às 12h.
Evento: Festa no Quilombo - Show do Grupo Samba dos Omo Odé,
Local: DAC Plataforma (Rua Vereador Diego; Pires de Campos, 121 - Vila São Jorge);
Horário: 18h às 22h.
• 24/11 (Domingo):
Evento: Sessão de curtas-metragens 'Olhares Negros';
Local: DAC Plataforma;
Horário: 17h às 22h.
• 25/11 (Segunda-feira): Encerramento com palestras: “Educação Antirracista”;
Local: Espaço Multicultural;
Horário: 9h às 12h.
Evento: 'Fórum de Saúde da População Negra Vicentina;
Local: Espaço Multicultural;
Horário: 14h às 17h.
Dia da Consciência Negra - Celebrada em 20 de novembro, a data foi instituída para fortalecer a reflexão sobre as desigualdades raciais ainda existentes no Brasil. Ela também tem como finalidade ressaltar a importância de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra.
Dandara dos Palmares - Batizado pela Prefeitura de São Vicente, o 'Prêmio Dandara de Direitos Humanos' carrega o nome da esposa Zumbi dos Palmares (Dandara dos Palmares), figura emblemática na luta dos quilombolas contra os portugueses durante o período colonial.
--