Nesta sexta (5), o secretário municipal de Turismo Fabrício Lopes recebeu na cidade a visita do israelense Jonny Daniels, diretor executivo da From The Depths, organização educacional voltada a garantir a memória do povo judaico e que está em visita ao Brasil para uma série de eventos. Na cidade, estiveram no Cemitério Israelita de Cubatão, local que guarda parte da passagem dos imigrantes da comunidade judaica pelo país. O local criado originalmente em 1926 após aquisição de terreno no sopé da Serra do Mar pela Associação Beneficente Israelita de Santos, tem como registro o primeiro sepultamento em 03 de abril de 1924.
Pela sua importância histórica e cultural, em 2010 o local foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Cubatão, garantindo assim que essa história possa ser preservada e as famílias tenham seu direito à memória garantida. A visita reforça a influência cultural, histórica e turística do local e fortalece os laços de relações de amizade entre as nações.
A visita de Jonny Daniels a São Paulo é uma iniciativa do Memorial do Holocausto que convidou o israelense para uma série de atividades, entre elas trazer uma Torá sobrevivente, que ficou décadas escondida na casa de um camponês. A visita é de suma importância para contar esta história fascinante e dar a oportunidade aos sobreviventes de São Paulo de escreverem uma letra nesta Torá, que vem sendo completada por sobreviventes ao redor do mundo. A missão dele é ir às casas dos sobreviventes acamados e também às escolas judaicas. A From the Depths foi criada para fazer a ponte entre o passado e o futuro. Também acompanharam a visita, Sarita Mucinic Sarue, e Ilana Rabinovici Iglicky, coordenadoras educacionais do Memorial do Holocausto e do Memorial da Imigração Judaica de São Paulo, além do secretário-adjunto de Turismo, Thomas Victor.
O Cemitério Israelita de Cubatão pode ser visitado com agendamento prévio realizado pela Secretaria Municipal do Turismo por meio do telefone (13) 3362 6425 ou pelo e-mail turismo@cubatao.sp.gov.