A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), premiou simbolicamente alunos e educadores por conta do bom desempenho das 19 escolas municipais no Saresp de 2023: segundo a Seduc, 98% dos alunos participaram do provão, superando a meta indicada pelo Estado que é de 80%.


Para celebrar, a Seduc realizou um sorteio de bicicletas para contemplar aluno, um professor e um gestor de cada unidade da rede de ensino no munícipio, sendo 57 ganhadores. A premiação ocorreu nesta quinta (14), na sede da Seduc. De acordo com a Pasta, a premiação é um incentivo a todos pela Cidade alcançar a meta do “Provão Paulista”. A prova foi aplicada em turmas de 2º e 5º anos do Ensino fundamental.


“Para a premiação, a solução encontrada pelos gestores foi contemplar três representantes de cada uma das unidades participantes do Provão. Com isso, estamos distribuindo 57 bicicletas com marchas. Essas pessoas representam, de maneira simbólica, toda nossa rede de ensino”, explicou Priscila  de Padilla, coordenadora  do Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada da Seduc (CAPFC).


“É um momento muito significativo para o munícipio, pois aproxima as pessoas da Administração Pública, além de representar o reconhecimento dos servidores e celebrar o esforço dos alunos, o que mostra que Cubatão vive um bom momento em outras áreas e também na Educação”, disse Guilherme Amaral, secretário-adjunto da Seduc.


Guilherme reforçou que a vitória é fruto especialmente dos alunos, que entenderam a importância da massiva participação deles neste processo, que não é uma prova qualquer. Afinal de contas, ela avalia os estudantes e também a Educação que está sendo oferecida.


Entre os alunos sorteados estava Isis Gonzales Nunes, de 8 anos, do 2º C da UME Bernardo José Maria de Lorena, na Vila Nova. Para a mãe, “é um  orgulho acompanhá-la para receber esse prêmio, resultado da dedicação dela nos estudos, que se preparou para a prova, foi bem e ainda foi sorteada”, expressou Renata da Silva Gonzales, 38 anos.


“Eu sonhei em ir bem na prova e em ser um dos sorteados. Mas eu sabia que tinha que fazer a minha parte e torcer para o resto dar certo. Muito legal”, contou Aquilles Silva Barbosa, 11 anos, aluno da UME Luiz Pieruzzi. A sua mãe, Bruna Caroline da Silva, contou que foi uma surpresa saber que o filho era um dos ganhadores. “Soubemos por uma mensagem no aplicativo, no grupo da escola. Após dar a notícia ao menino, nos abraçamos de felicidades. O sonho dele foi realizado”, comemora a mãe.


O que é o Saresp? E um ‘Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo’, uma prova que fornece indicadores de extrema relevância ao Estado para subsidiar o monitoramento das políticas públicas de educação, bem como para o aprimoramento e/ou redirecionamento das ações e projetos em andamento ou a implementarem. Ou seja: tem a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista.


A prova é aplicada  a alunos do 2º, 5º  e 9º anos, mas vale lembrar de que  não há obrigatoriedade do aluno em fazer a prova, mas conforme divulgado pela Secretaria Estadual de Educação, 93% dos alunos participaram do provão no ano passado, o que corresponde que mais de 4 milhões de estudantes compareceram e ajudaram a formar o diagnóstico do nível da Educação por região e cidades de todo Estado.