Palestra "Mulher da Energia: entre ausências e apagamentos", às 10h, é gratuita

Neste sábado, dia 09 de março, o Museu da Energia de São Paulo realiza a palestra “Mulher da Energia: entre ausências e apagamentos”. O intuito da apresentação é aproveitar a comemoração ao Dia da Mulher (08) e versar sobre os objetivos da mão de obra feminina no setor elétrico. 

A palestra terá emissão de certificado e as inscrições gratuitas estão abertas neste  link, clique aqui. Na ocasião, Ana Luiza Vaz, arquivista; Aline Lemes, historiador;  e Giovanna Camargo, historiadora; apresentam os fundos documentais utilizados no projeto “Mulher da Energia”, explicando como as fontes foram levantadas, e como o todo possibilitou entender que a escassez do trabalho feminino no ramo da Energia demandava por entendimento do contexto histórico das mulheres no Brasil e no mundo. Por fim, as profissionais irão expor os resultados da pesquisa realizada e discutir brevemente tanto a ausência quanto o apagamento das mulheres no contexto apresentado.

Dia Mundial da Água

Fechando a agenda de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água (22), o Museu realiza no dia 23/03 a atividade Energia da Água, que oferece aos visitantes intervenções educativas, experimentos e confecção de objetos que utilizam água como fonte de energia ou funcionamento de sistemas.

O intuito da atração é abordar conceitos sobre o uso da água para gerar e obter energia, experimentos que podem ser realizados com o recurso e questões ambientais e sociais sobre a água no estado de São Paulo. 

Serviço

Museu da Energia de São Paulo

Local: Museu de Energia de São Paulo – Alameda Cleveland, 601 (Campos Elíseos)

09/03 das 10h às 12h - Palestra Mulheres da Energia: entre ausências e apagamentos

Classificação da programação: Livre

Inscrições: gratuitas no WhatsApp (11) 99169-8531, telefone: (11) 3224-1489 ou e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br.

 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

 

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.