O primeiro dia da campanha de imunização de cães realizada pela Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), nesta segunda-feira (19), terminou com 114 animais protegidos pela vacina V10.
O atendimento gratuito segue até 8 de março (exceto sábado e domingo), na Avenida Francisco Manoel s/nº, Jabaquara, das 13h às 15h. A meta é atingir dois mil atendimentos.
A V10 protege contra as principais doenças infecciosas: cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, doença respiratória causada pelo adenovírus tipo 2, parainfluenza, coronavirose e leptospirose canina. O imunizante tem prazo de um ano no organismo, sendo recomendada a revacinação após o período.
A iniciativa tem a finalidade de proteger os bichinhos de enfermidades e prioriza aqueles cujos tutores não têm condições de fazer a imunização em clínicas particulares. Neste primeiro dia de atendimento, foi distribuído um número ilimitado de vacinas para contemplar todos os cachorros que estavam na fila para tomar a dose da polivalente. 
Karoline Castro, veterinária da Codevida, ressaltou a expectativa para a fase inicial da campanha. “Queremos atender o maior número de cachorros para diminuir os casos de vírus que recebemos nas nossas unidades. A meta é de dois mil e hoje já tivemos um bom número. Com o mutirão, promovemos a saúde dos nossos animais e, consequentemente, a de toda a população de Santos”. 
CUIDADOS EM DIA
Chegando com muito carisma e arrancando suspiros de outros tutores, Mabi (mistura de maltês com lulu da pomerânia), de 10 anos, e o ‘irmão’ Bianco (vira-lata, ou ‘raça do amor’, como dizem as tutoras), de oito anos, garantiram a dose da V10 pela primeira vez na Codevida. 
“Eles são como crianças. Damos banho, prevenimos de qualquer friagem e deixamos o visual em dia. A vacinação, então, não pode faltar quando precisa. Quando a gente ama, cuida bem. Esse ato é sinônimo de amor”, afirmou a corretora de imóveis Simone de Souza, 59, que soube da ação pelas redes sociais. A filha dela, Mariana Comarin, 37, observou o bom tratamento. “Eles se comportaram super bem e foram muito bem-tratados. Está sendo maravilhoso ter essa oportunidade de vacinar os nossos cachorros de forma acessível”. 
Quem também não perdeu a oportunidade de garantir um lugar na fila foi a estudante de Educação Física Sofia Andrade, 19, acompanhada do agitado Spoky, de 10 anos. “Dias como o de hoje são muito importantes porque nos lembram de manter a vacinação dos nossos cãezinhos em dia, o que às vezes deixamos de lado. O Spoky recebeu a ‘picadinha’ bem tranquilo por conta do carinho que recebeu da equipe”. 
ATENDIMENTO
A campanha atende cães a partir de 45 dias de vida, desde que não estejam com nenhum tipo de doença. Não é necessário agendamento. Os tutores devem ser maiores de 18 anos e precisam levar RG, CPF e comprovante de residência em Santos.
A orientação é para que cachorros estejam com guia e coleira, sendo a focinheira necessária caso o animal tenha comportamento arisco.
Para mais informações, os tutores podem acompanhar o progresso da ação pela página do Instagram @codevidaoficial.
Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade.