OPresidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará em 15 de fevereiro visita à sede da Liga dos Estados Árabes (LEA), organização internacional que congrega importante parcela do mundo árabe, no Cairo. O Presidente Lula foi o primeiro Chefe de Estado brasileiro a visitar a organização, em dezembro de 2003.

O Presidente da República se reunirá com o Secretário-Geral da LEA, Embaixador Ahmed Aboul Gheit, e proferirá discurso aos representantes dos países membros da Liga. Na ocasião, serão tratadas as relações políticas e econômico-comerciais entre o Brasil e países árabes, bem como a situação política no Oriente Médio, em particular os conflitos na Palestina e na Síria.

As relações do Brasil com os países membros da LEA caracterizam-se por forte dimensão humana e cultural, derivada da presença de expressiva comunidade de descendentes de árabes na sociedade brasileira.

A LEA, fundada em 1945, reúne os seguintes países: Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Síria, Somália, Sudão e Tunísia.

O Brasil mantém representações diplomáticas em 18 dos 22 países membros da organização, que, por sua vez, conta com representante residente em Brasília.

O intercâmbio comercial entre o Brasil e os integrantes da LEA totalizou, em 2023, US$ 30 bilhões, resultado que evidencia a relevância da cooperação econômica entre o Brasil e países árabes.