A ação acontecerá em conjunto com a SECOM da Presidência da República e envolverá estudantes do ensino médio de escolas públicas do Distrito Federal
 

Evento vai reunir 80 estudantes do Centro de Ensino Médio Oeste, escola pública do Plano Piloto

 

Uma atividade diferenciada agitará o sábado da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). No dia 21 de outubro, 80 estudantes do Centro de Ensino Médio Oeste, escola pública do Plano Piloto, e do CED 02 do Paranoá, escola pública estadual, participarão de um Hackathon que terá como objetivo pensar soluções e estratégias para o enfrentamento à desinformação sobre vacinas nas escolas.
 

“O hackaton é uma iniciativa pioneira de educação midiática que propomos com o objetivo de dar aos jovens o protagonismo para pensar em soluções para um desafio central no contexto atual de enfrentamento à desinformação, que é a questão das vacinas”. (João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secom)
 

O evento, que funcionará como um desafio escolar, acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e será promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio das secretarias de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – SETEC e Ciência e Tecnologia para Transformação Digital - SETAD, pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM).
 

Os participantes serão divididos em grupos sob coordenação de mentores de organizações parceiras, como o Instituto Vero, Safernet Brasil, Instituto Palavra Aberta, Intervozes e Redes Cordiais.
 

De acordo com João Brant, Secretário de Políticas Digitais da Secom, a iniciativa busca sensibilizar os jovens sobre a importância do combate à desinformação de forma prática.
 

O QUE É - A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma ação do MCTI por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES). O evento trará atividades em universidades, instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, centros e museus, fundações de apoio à pesquisa, parques ambientais, secretarias estaduais de C&T, empresas e parques tecnológicos. Em Brasília, a SNCT será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e nas regiões administrativas do Distrito Federal com diversas atividades. Os eventos serão gratuitos e abertos à comunidade.
 

“O hackaton é uma iniciativa pioneira de educação midiática que propomos junto ao MCTI com o objetivo de dar aos jovens o protagonismo para pensar em soluções para um desafio central no contexto atual de enfrentamento à desinformação, que é a questão das vacinas. Vai ser interessante conhecer a perspectiva deles, que pode somar muito nas estratégias que estamos desenvolvendo.”
 

“A parceria para o Hackathon é de extrema importância para a SNCT, afinal de contas estamos falando de ciência. Precisamos desmistificar as ideias errôneas que foram construídas sobre a vacinação. Mostrar que vacinas salvam vidas!”, diz a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, Juana Nunes.
 

O grupo que propuser a solução mais inovadora no Hackathon receberá a premiação no evento de lançamento do projeto Saúde com Ciência no dia 24 de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, e será entregue pelo Zé Gotinha.