SANTOS
13/10/2023 17H51
Na tarde desta quarta-feira (11), os alunos da UME Professor João Papa Sobrinho (Gonzaga), visitaram o Posto de Bombeiros do Gonzaga para conhecer de perto o funcionamento da corporação, além de receberem as certificações do Programa Bombeiro na Escola.
Durante três dias, alunos dos 4º e 5º anos fizeram uma formação com o Cabo Neto, que é responsável pelas aulas. Com foco em prevenir acidentes domésticos, os estudantes tiveram ensinamentos teóricos e práticos contra acidentes, possíveis focos de incêndio e manobras de desengasgo.
Além de receberem o certificado, puderam conhecer o complexo, entrar nos caminhões, aprender a colocar roupas de combate a incêndio e a utilizar a mangueira. A visita contou com a participação do cão labrador Jamal, que auxilia os bombeiros em buscas e resgates.
“44% das nossas ocorrências são com crianças desse tamanho, então abordamos temas como acidentes em cozinha, material elétrico, incêndio e demais ocasiões. Nós ajudamos a agregar valor familiar, tanto para os pais quanto para as crianças, e isso é fundamental para a vida. A nossa instituição está aqui para proteger e servir a sociedade” comentou o Cabo Neto.
A Secretária de Educação, Cristina Barletta, entregou as primeiras certificações para os formandos. “O trabalho do corpo de bombeiros é extremamente importante para a sociedade e exige responsabilidade com o próximo. Agradeço a parceria com as nossas escolas, pois é fundamental para que os alunos tenham esse conhecimento, aprendendo de forma dinâmica”.
Com a formação de cinco turmas da unidade escolar, a coordenadora pedagógica Ana Claudia Freitas falou sobre o empenho dos alunos nas atividades relacionadas à corporação. “É importante essa participação e envolvimento para reconhecer situações de emergência e como agir. Eles já tiveram atividades práticas e hoje é a conclusão de um ciclo muito proveitoso”.
As alunas do 5º ano Emanuelle Vitoria Novaes e Sofia Spaolonzi, ambas de 11 anos, estavam felizes com o aprendizado. “É a primeira vez que estou participando e gostei bastante. Estou achando bem legal visitar o quartel, aprendi a importância de ajudar as pessoas”, disse Emanuelle.
Sofia finalizou falando que por ser seu último ano na escola estava ansiosa. “Ter essa oportunidade de vir conhecer é uma honra. Aprendemos como nos portar quando estamos em perigo, a respeitar o próximo, como reagir quando uma pessoa não consegue respirar e muito mais. Nunca tinha vindo aqui e foi uma experiência muito boa estar aqui com meus amigos”.
PROGRAMA BOMBEIRO NA ESCOLA
O Programa do Governo do Estado, realizado em parceria com Secretaria Municipal de Educação, tem como foco ensinar os estudantes a identificar e evitar situações de risco, como agir em situações de emergência e aplicar primeiros socorros.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade.
Conheça os outros itens dos ODS https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3548500/ .