BRASIL
21/04/2023 09H59
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Santos (Seds) busca parceiros para fortalecer programas e projetos desenvolvidos pelo Município que buscam integrar pessoas em situação de vulnerabilidade ao mercado de trabalho.
Esses projetos são realizados pela Coordenadoria de Equipamentos de Desenvolvimento Social (Codeso). Quem estiver interessado pode preencher o formulário criado especialmente para esta finalidade clicando aqui. (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSewDUAT-YK-GP74baFlbp5u9VZBMml5R2ybrxcNraEm5l7o7w/viewform ).
“Em todos os projetos, precisamos de parceiros para realizar ações como palestras, rodas de conversa e oficinas de forma voluntária. O intuito é agregar conteúdo para a ampliação de repertório de nosso público-alvo. As atividades podem ser em diversas áreas, como em estética para as Vilas Criativas da Beleza ou Educação Financeira”, explica a coordenadora da Codeso, Julianna Laffront.
O Programa de Inclusão Cidadão-Fênix é uma das iniciativas do Coeso. Nele, pessoas em situação de vulnerabilidade social entre 18 e 65 anos realizam atividades buscando a inserção ou recolocação no mercado de trabalho.
Elas são acompanhadas por uma equipe multiprofissional e atuam por 12 meses, podendo ser prorrogado por mais seis. A carga horária é de 30 horas semanais, distribuídas em seis horas diárias. Nesse período, aprendem e obtêm capacitação para ocupar uma vaga no mercado de trabalho futuramente.
“As atividades são desenvolvidas de forma orientada junto a parceiros formadores da própria administração municipal direta e indireta. Os planos personalizados de acompanhamento são elaborados pela equipe técnica multiprofissional gestora do Programa, com o intuito de ampliar o repertório, as habilidades sociolaborais e as competências profissionais dos beneficiários”, explica Julianna.
Andrea de Moraes Santos, 50 anos, faz parte do programa há um ano e meio e conta que teve a vida transformada. Ela ficou sem renda já que a venda de salgados durante a pandemia foi bastante impactada. Sua missão foi aprender a cuidar dos jardins de áreas externas ou internas do Município. Além de ganhar uma profissão, a bolsa de um salário mínimo recebida pelas atividades paga o aluguel e outras despesas. Andrea recebe ainda cesta básica e vale transporte.
“Estava numa situação difícil. Hoje consigo me manter cuidando de jardins. É algo que gosto muito. Agradeço estar atuando nesta área. E vai abrir um curso de jardinagem que vou fazer. Com o certificado em mãos, vai abrir mais portas para mim. Estou feliz de verdade”.
CORRENTE DO BEM
A estrategista de imagem Carla Oliveira decidiu ser uma parceira da Codeso. Vai participar oferecendo palestras de autoestima no mundo corporativo com dicas simples sobre como produzir um visual adequado para o trabalho.
“Posso ensinar através da palestra como podem melhorar a sua comunicação, a postura, e até o comportamento. Conforme você vai se alinhando na sua imagem, você modifica seu comportamento. É trazer uma visão diferente para que mudem a percepção delas mesmas. É trabalhar as informações de forma simples e humana”, diz Carla.
Dona da empresa Mostarda e Mel, na área de marketing, a estrategista de Mídias Sociais Lais Santos de Jesus conta que fazer cursos oferecidos gratuitamente pelo Município durante a infância e adolescência foram imprescindíveis para a trajetória dela e, agora, quer retribuir a ajuda que recebeu. Para isso, também será uma das novas parceiras.
"Eu vim de projeto social. Dentro da comunidade aprendi inglês, espanhol, computação. Fiz oficinas de dança, capoeira e culinária. Enfim, tudo o que tive de oportunidades oferecidas pela Prefeitura de Santos, eu aproveitei. Hoje tenho uma empresa e posso ajudar as pessoas com o conhecimento que tenho. É uma forma de devolver o que recebi quando era mais nova e, talvez, inspirar essas pessoas. Elas veem alguém que veio da mesma situação que elas, então veem que é possível".