Sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP (Censo/BRASIL) permite
o acompanhamento do estudante caso ele mude de rede de ensino, de cidade ou de estado, por exemplo
Mais de 36 mil alunos matriculados em Guarujá já estão devidamente registrados no Censo Escolar 2022. A ferramenta é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP (Censo/Brasil) e solicita que as unidades escolares municipais, estaduais e particulares regularizem, junto ao sistema, a situação final do último dia letivo de aula de seus alunos no ano passado. O prazo vai até este mês de abril através do site www.inep.gov.br.
No ato é necessário que as escolas informem se os alunos foram promovidos ou retidos para o ensino fundamental, assim como situação de transferência ou outro motivo. Já na educação infantil, o Censo pede que seja informado se as crianças iniciaram e terminaram o ano na escola, se foram transferidos, se deixaram de freqüentar ou até mesmo se faleceram.
O cadastro é importante porque reconhece o aluno em todo o território nacional, conforme explica a superintendente de Planejamento e Vida Escolar da Secretaria de Educação de Guarujá, Gilda Bressan. “As escolas são obrigadas a concluir esta etapa, para não prejudicar a vida escolar de seus alunos. O Município precisa registrá-los no Censo Escolar, pois, se houver movimentação do aluno de um Estado para o outro, sua vida escolar será reconhecida no Brasil”.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É a partir desse registro, inclusive, que os municípios podem receber uma série de investimentos para o desenvolvimento de políticas públicas.
Alunos cadastrados em Guarujá para o Censo Escolar 2022:
- 3.459 crianças em fase de creche municipal;
- 4.123 em creches conveniadas;
- 6.173 crianças na pré-escola municipal;
- 429 em pré-escolas conveniadas;
- 12.609 alunos no Ensino Fundamental I;
- 7.589 alunos no ensino Fundamental II;
- 390 alunos de EJA I e II;
- 359 alunos no ensino profissionalizante;
- 1.191 alunos de Educação Infantil de unidades particulares supervisionadas pelo Município