Ação da companhia está em linha com seu objetivo de contribuir com o desenvolvimento humano e garantir o acesso à cultura, especialmente nas comunidades no entorno de suas unidades

 

A Unipar, líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul, é patrocinadora do maior evento de arte da América Latina, a SP–Arte (Festival Internacional de Arte de São Paulo). O evento recebe mais de 100 mil visitantes por ano e, em 2023, contou novamente com a companhia para desenvolver o mercado brasileiro e promover o acesso à arte e ao conhecimento. Em linha com seu compromisso de promover o desenvolvimento humano, a Unipar levou cerca de 80 professores da rede pública e 40 moradores e membros do Conselho Comunitário Consultivo (CCC) das comunidades do entorno da unidade Cubatão para a exposição, no último sábado (01/04).

 

Constituído em 28 de maio de 2004, o CCC de Cubatão nasceu há 19 anos, é formado por um grupo de moradores, voluntários e pessoas com atuação na cidade e tem o propósito de estabelecer uma ponte entre a companhia, os bairros e as comunidades que convivem nos arredores da planta. “Nós agradecemos a oportunidade que a Unipar nos deu com essa troca de conhecimento adquirido por meio da exposição”, afirma Izabel Fortti, membra do CCC de Cubatão. “O sentimento é de gratidão por mais um evento que nos traz cultura e conhecimento. É um prazer voluntariar para transformar na Unipar”, complementa.

 

Denise dos Santos, outra membra do CCC, ressalta a relação da companhia com os vizinhos de suas unidades. “Que a Unipar sempre continue com esses olhos zelosos e parceiros com seus voluntários e a comunidade”, comenta.

 

“Nossa escola trabalha muito com a arte, e ter essa imersão no meio artístico é de fundamental importância para replicarmos em nossas aulas. Isso não seria possível sem essa parceria fantástica com a Unipar”, afirma a coordenadora pedagógica da UME Rio Grande do Sul, em Cubatão, Cindi Andrade Martins. “Essa experiência foi única, gratificante e muito enriquecedora. Espero que a Unipar possa continuar com essas iniciativas”, complementa a professora de Artes, Renata Saad.

 

A SP-Arte é um dos mais de 40 projetos patrocinados pela Unipar e pelo Instituto Unipar por meio de leis de incentivo ou recursos próprios. Mais de R$ 15 milhões serão investidos pela companhia em 2023 para a realização de iniciativas focadas no saneamento e no desenvolvimento humano, nas frentes de educação, cultura e esporte, além das ações sociais realizadas em prol das comunidades ao redor das fábricas da companhia. Esses projetos devem impactar mais de 900 mil pessoas somente neste ano.

 

A agenda de sustentabilidade da Unipar prevê investir cerca de R$ 1,4 bilhão até 2030 em mais de 30 projetos nas áreas de energia limpa, acesso a água, saneamento, entre outros. Faz parte do compromisso de a companhia impactar mais de 2 milhões de pessoas por meio destes projetos até 2025.

 

SP-Arte

Desde 2005, a cada edição a SP-Arte apresenta mais de 5 mil obras e 2 mil artistas do Brasil e do mundo no histórico Pavilhão da Bienal, projetado por Oscar Niemeyer. Durante o evento, colecionadores, profissionais e amantes da arte puderam aproveitar, além das milhares de obras de arte trazidas pelos expositores, conversas sobre o fazer artístico, lançamentos de livros, audioguias e ações de formação. A feira ainda promove o Circuito SP–Arte com aberturas de exposições, visitas a ateliês de artistas e incursões a coleções privadas e públicas espalhadas por toda cidade.

 

Sobre a Unipar

A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.

A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.