Município oferece diariamente serviço do ‘Cata Coisa’, que recolhe materiais inservíveis mediante agendamento. Mesmo assim, falta de consciência da população ainda resulta em ocorrências inusitadas


Duas ocorrências inusitadas chamaram a atenção das equipes da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb) de Guarujá: na última semana, operários que realizam a limpeza de canais da Cidade retiraram um sofá e um grande tapete.

O tapete foi encontrado no canal que fica ao lado da Avenida Eva Pereira, no Morrinhos. Já o sofá estava próximo à Avenida Francisco Arnaldo Gimenes, no Santo Antônio. Ambas as situações chamaram a atenção de moradores e dos próprios operários, acostumados à limpeza diária de detritos em canais e tubulações.

 

“A limpeza é diária e acontece em diferentes localidades da Cidade, com o intuito de manter canais e tubulações o mais livre possível, diminuindo ocorrências de enchentes e alagamentos”, explica o titular da Seurb, Alex Monteiro.

 

Segundo ele, além de detritos e sedimentos naturais, é bastante comum encontrar materiais como garrafas pet, que acabam não sendo descartadas de maneira correta pelos munícipes. “Infelizmente, ultimamente móveis e objetos de grande porte, como colchões, têm sido encontrados em canais e tubulações com maior frequência, o que prejudica os próprios moradores”, salienta.

 

‘Cata Coisa’ atende mais de mil chamados por mês, em média

 

Apesar dos casos pontuais de descaso, a maioria dos munícipes, felizmente, procura exercer corretamente a cidadania. O serviço 'Cata Coisa', mantido pela Prefeitura, é responsável por recolher materiais inservíveis e diminuir o descarte irregular em espaços públicos, com a ajuda de um caminhão. Foram 17.609 agendamentos para o serviço, entre os anos de 2018 e 2022, uma média mensal de 1.467 solicitações.

A maior parte dos agendamentos é feita via WhatsApp, ferramenta adotada no final de março de 2020, para facilitar o contato da Prefeitura com o munícipe. Em 2022, por exemplo, foram 5.130 agendamentos para o serviço.


Bairros

Deste total, 3.192 foram pelo WhastApp e o maior número de solicitações no período veio dos bairros Santa Rosa, com 293 agendamentos; Jardim Acapulco (282), Pae Cará/Vicente de Carvalho (250), Guaiúba (150), Jardim Las Palmas/Astúrias (148) e Perequê (138).

Já via telefone fixo, em 2022 foram 1.938 agendamentos e os seis primeiros bairros que mais agendaram foram: Santa Rosa (236), Pae Cará (182), Jardim Las Palmas (120), Jardim Boa Esperança/Vicente de Carvalho (101), Centro (98) e Cidade Atlântica/Enseada (88).

De acordo com o superintendente de Assuntos Governamentais de Limpeza Urbana da Seurb, Carlos Alberto de Souza, a aderência ao serviço é crescente, desde que foram adotados novos formatos de atendimento, como o WhatsApp.

O ‘Cata Coisa’ permite ao munícipe cooperar com a cidade para que as vias públicas e, sobretudo, canais e córregos permaneçam limpos, evitando que tais detritos sejam descartados irregularmente, acabando por comprometer a vazão das águas pluviais e, consequentemente ocasionando pontos de alagamentos e enchentes.

Além disso, a Prefeitura vem promovendo campanhas educativas, a fim de conscientizar a população para os riscos gerados pelo descarte de lixo e outros materiais em ruas e outras áreas públicas, encostas, terrenos desprovidos de muro e em áreas protegidas por lei.


Regras

O Caminhão 'Cata Coisa' funciona semanalmente, de segunda-feira a sábado, porém, os agendamentos devem ser feitos de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 16h30. Pelo WhatsApp o contato é  o (13) 99659-4485 ou pelo telefone fixo (13) 3344-3312).

O 'Cata Coisa’ não recolhe entulho e nem restos de vegetais, como poda de árvores e galhos. Nesse caso, o munícipe deve contratar um serviço particular de caçambas.

A Prefeitura reforça que é proibido despejar detritos e resíduos de qualquer natureza nos passeios, jardins e logradouros públicos, além de rios e canais, terrenos vagos e edifícios abandonados. A multa para este tipo de infração pode chegar a até R$ 10 mil.