BRASIL
01/03/2023 05H08
O primeiro dia da aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente da Pfizer contra a covid-19 em Santos, levou milhares de pessoas às policlínicas nesta terça-feira (28). Foram aplicadas 2.053 doses deste imunizante. A bivalente é ofertada aos santistas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e, aos finais de semana, das 9h às 15h30, em unidades divulgadas no Santos Portal (www.santos.sp.gov.br).
Nesta quarta-feira (1º), as unidades Caruara e Monte Cabrão, na Área Continental, vão começar a oferecer a vacina bivalente, que protege contra o vírus original da covid-19 e também contra a variante ômicron.
Neste primeiro momento, a bivalente é oferecida a pessoas a partir dos 70 anos; imunossuprimidos a partir dos 12; pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILPIs) e abrigados a partir de 12 anos de idade; funcionários dessas instituições, além de quilombolas.
Severino Gomes de Freitas, 82 anos, chegou cedo à Policlínica Ponta da Praia para tomar sua quinta dose da vacina contra a covid-19, na manhã desta terça-feira. O aposentado conta que pegou a doença no período anterior à disponibilização das doses. "Meu filho e meu neto também pegaram covid-19".
Também aguardando a vez para ser imunizada, a dona de casa Mercedes Farinas, 80, enfrentou a covid-19 duas vezes "mesmo já sendo vacinada". "Tive muita tosse, mas se não tivesse sido imunizada teria sido pior. Em casa, meu marido e meu filho também pegaram a doença".
Com a senha de número 22 nas mãos, Marinete Oliveira Machado, 70, disse não se importar de chegar cedo na unidade para tomar a vacina. Ela perdeu vários parentes para a covid-19. "Tomo quantas vacinas forem preciso para não ter esta doença".
Quem também saiu feliz por ter tomado a ambivalente foi Albano de Jesus, 85. "Graças a Deus não peguei esta doença. Continuo jogando meu beach tennis regularmente", comemorou ele.
INTERVALOS NECESSÁRIOS
Para as pessoas que tomaram pelo menos duas doses de vacina contra a covid-19, é necessário um intervalo de quatro meses (122 dias) da última dose para ter acesso à dose bivalente. Quem não tem duas doses iniciais, deve completar este esquema inicial para, após 4 meses, ter acesso ao reforço com a vacina bivalente.
O esquema para as pessoas imunossuprimidas é um pouco diferente. Quem não iniciou ou não completou o esquema vacinal primário (composto por três doses neste caso), pode completar o esquema inicial com a bivalente após 8 semanas da aplicação da segunda dose da vacina monovalente e, após quatro meses (122 dias), completar o esquema com a bivalente.
Para os imunossuprimidos com três doses iniciais no mínimo, a aplicação da vacina bivalente é feita a partir de quatro meses (122 dias) da última dose.
DOCUMENTOS
Para ter acesso à vacina bivalente, é necessário levar à policlínica o CPF, documento com foto, comprovante de residência em Santos e as carteirinhas com as doses anteriores anotadas. Os imunossuprimidos devem apresentar laudo médico que comprove a sua condição clínica.
ACAMADOS
Pessoas acamadas que fazem parte do grupo contemplado nesta fase da campanha de vacinação devem encaminhar um representante (família ou cuidador) à policlínica de referência do seu endereço com seus documentos pessoais (CPF, comprovante de residência) para efetuar cadastro.
ILPIs E ABRIGOS
Para ter acesso ao imunizante, as instituições devem entrar em contato com a policlínica de referência do endereço para programar a vacinação de seus assistidos e funcionários.
VEJA ONDE VACINAR
ORLA
Policlínica Aparecida - Av. Pedro Lessa, 1.728
Policlínica Campo Grande – Rua Carvalho de Mendonça, 607
Policlínica Embaré - Praça Coronel Fernando Prestes s/nº
Policlínica Gonzaga – Rua Assis Correia, 17
Policlínica Pompeia/José Menino - Rua Ceará, 11
Policlínica Ponta da Praia – Praça Primeiro de Maio s/nº
ZONA NOROESTE
Policlínica Alemoa – Rua Afonsina Proost de Souza s/nº
Policlínica Areia Branca - Rua Francisco Lourenço Gomes, 118
Policlínica Bom Retiro – Rua João Fraccaroli s/nº
Policlínica Castelo - Rua Francisco de Barros Melo, 184
Policlínica Piratininga - Praça João de Moraes Chaves s/nº
Policlínica Rádio Clube – Av. Hugo Maia s/nº
Policlínica São Jorge e Caneleira – Rua Francisco Ferreira Canto, 351
Policlínica São Manoel - Praça Nicolau Geraigire s/nº
CENTRO
Policlínica Conselheiro Nébias - Av. Conselheiro Nébias, 457
Policlínica Martins Fontes – Rua Luiza Macuco, 40
Policlínica Vila Mathias - Rua Xavier Pinheiro, 284
Policlínica Vila Nova - Praça Iguatemi Martins s/nº
MORROS
Policlínica Jabaquara - Rua Vasco da Gama, 32
Policlínica Marapé - Rua São Judas Tadeu, 115
Policlínica Monte Serrat - Praça Correa de Melo s/nº
Policlínica Morro José Menino – Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77A
Policlínica Nova Cintra – Rua José Ozéas Barbosa s/nº
Policlínica Penha – Rua Três, 150
Policlínica Santa Maria - Rua 10 s/nº
Policlínica São Bento – Rua das Pedras s/nº
Policlínica Valongo – Rua. Prof. Maria Neusa Cunha s/nº, Saboó
Policlínica Vila Progresso - Rua Três, casas 1 e 2
ÁREA CONTINENTAL
Caruara (Rua Andrade Soares s/nº – Área Continental)
Monte Cabrão (Av. Principal s/nº – Área Continental)