BRASIL
16/02/2023 07H26
O Projeto Pescadores de Histórias, realizado na Vila dos Pescadores, em Cubatão-SP, iniciou as suas atividades no dia 26 de janeiro e está com as quatro turmas de 20 crianças completas. Nessas primeiras semanas, os alunos receberam informações sobre como funciona o ciclo da maré e a importância do manguezal, além de uma visita de campo, onde viram de perto um centro de excelência em pesquisas ambientais.
O Pescadores de Histórias tem duração de dois anos e oferece oficinas de meio ambiente, cinema e teatro para crianças e adolescentes do bairro e também oficinas de meio ambiente, costura criativa e empreendedorismo para adultos. O projeto é realizado pelo Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores (ISAC-VP), com o apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Em sua primeira atividade de campo, os alunos visitaram o Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA), da Universidade de São Paulo – Poli-USP, que fica em Cubatão e é considerado uma referência em tecnologia e produção científica ambiental.
“Nosso objetivo foi propiciar a oportunidade para as crianças vivenciarem a experiência de ser um pequeno cientista. Durante as atividades desenvolvidas pelos monitores do CEPEMA, as crianças tiveram a oportunidade de participar de atividades em diferentes áreas da ciência, entre elas, paleontologia, microbiologia, geologia, observação de aves, plantio de mudas, produção de húmus e identificação de plantas”, explica um dos coordenadores do Pescadores de Histórias Vinícius Cantareli.
A próxima atividade de campo dos alunos do Pescadores de História será em uma área de mata atlântica da região. “A ideia é propiciar que as crianças conheçam uma unidade de conservação e que possam praticar a investigação da natureza”, adiantou o coordenador.