O Centro Histórico de Santos viveu uma quarta-feira (15) com movimento diferente. Centenas de estrangeiros foram conhecer atrações como o Museu Pelé, bonde e Igreja do Valongo. Eram passageiros do navio Azamara Pursuit que aproveitaram a escala para conhecer a Cidade.
A embarcação de longo curso atracou no cais santista por volta das 8h, vinda de Montevidéu (Uruguai) com mais de 600 estrangeiros em trânsito. Pelo menos 12 ônibus com mais de 300 cidadãos de vários países se dirigiram ao Centro ou city tours pela orla e Gonzaga, por exemplo.
Vários dos passageiros também foram ao Centro por conta própria de táxi. Um deles era a norte-americana Ann Conneau, 67 anos, que se encantou ao visitar o Museu Pelé. “Estou na Cidade há apenas uma hora e já estou maravilhada. É muita coisa para ver, história, arquitetura. Estou adorando!”.
A britânica Sandra Rogers, 62, chegou de ônibus e, após o passeio de bonde, destacou que ficou impressionada com a arquitetura do Centro. “Muito interessante ver tantos prédios históricos”.
 
TEMPORADA
A temporada 2022/2023 de cruzeiros é a maior em movimentação nos últimos 10 anos, com previsão de que o terminal marítimo GiusfredoSantini receba até 561 mil turistas e sejam injetados até R$ 390 milhões na economia santista.
O impacto nas atrações turísticas da Cidade é notório. O Museu Pelé e o bonde, por exemplo, viveram o melhor dezembro de suas histórias, com 7,7 mil visitantes e 11,2 mil passageiros, respectivamente.