BRASIL
10/02/2023 09H04
A animação tomou conta dos alunos do ensino fundamental I, da UME Colégio Santista (Vila Nova), na tarde desta quinta-feira (9). A turma assistiu ao espetáculo 'Flóris em Quem conta um conto, aumenta um ponto' e ainda tiveram a oportunidade de interagir com atores, com muita dança, canto e atuações.
A parceria da Secretaria de Educação (Seduc) com a Fábrica de Cultura 4.0 possibilitou a programação, que será desenvolvida ao longo do mês de fevereiro. Além da Colégio Santista, as escolas Avelino da Paz Vieira (ambas na Vila Nova) e Professor Mário de Almeida Alcântara (Valongo) participam das atividades.
A subgerente de articulação da Fábrica de Cultura, Tatiana Bitencourt Pinho, explicou a importância de implementar projetos que dão acesso à arte. “O intuito é trazer conteúdo para que eles possam pertencer a esse mundo. Ontem (8), recebemos relatos de crianças que nunca estiveram em um cinema. Dar acesso à cultura é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Durante esse mês estaremos realizando sessões de cinema gratuitas para essas escolas, shows de rappers e peças de teatro”.
Os alunos do 5º ano da unidade, Lavinia Gomes Farjani e Christopher Estelus, ambos de 12 anos, falaram com entusiasmo do espetáculo. “Primeira vez que estou participando, estou gostando e ansiosa para os próximos”, disse Lavinia. Já Christopher comentou “amei a interação que tiveram com a gente”.
FÁBRICA DE CULTURA DE SANTOS
Inaugurada a primeira fase, em 29 de setembro de 2022, a Fábrica de Cultura 4.0 Santos é fruto de parceria entre Governo do Estado e a Prefeitura, que cedeu o edifício da Casa de Câmara Cadeia Velha, localizado na Praça dos Andradas, e que teve sua construção iniciada há mais de 180 anos.