Um grupo de 29 artesãs santistas de áreas como moda, bijuterias e acessórios está pronto para dar um `up´ em seus negócios. Elas concluíram o curso da 1ª Turma do Programa de Aceleração e Empreendedores Criativos, parceria da Prefeitura com o Sebrae, e receberam seus certificados na tarde desta quinta-feira (12), no Paço Municipal.
O programa consistiu em um treinamento de seis meses com atividades de mentoria coletiva e individual, com conteúdos abordando temas como comportamento, modelo de negócio, comunicação, marketing, vendas, operações, finanças, planejamento estratégico, inovação e melhoria na qualidade de produtos.
Uma das mais emocionadas e também aplaudidas pelos colegas, Luciana da Cruz elogiou o programa porque foi pensado especialmente para as necessidades das artesãs. “Os horários das aulas, as mentorias, os conteúdos. Tudo foi muito adequado para nós”.
Luciana, dona da marca Lumimus, que reutiliza jeans para produzir bolsas, acessórios e peças de decoração, garantiu que a aceleração já começou a ajudar a melhorar a qualidade de seus produtos. “E principalmente me deu uma visão mais profissional”.
CADASTRO
A aceleradora teve a participação também de instituições como Esamc, Senai e Senac. Todas as artesãs que participaram são  cadastradas no Feito em Santos (https://www.santos.sp.gov.br/?q=hotsite/feito-em-santos), projeto criado para incentivar a economia criativa de Santos, que oferece plataformas para que elas possam expor os seus produtos, além de  apoio profissional para alavancar os seus negócios. 
As formandas participaram da aceleradora gratuitamente, após serem escolhidas em processo seletivo no qual, entre outras provas, tiveram de apresentar os seus produtos  ou ideias de negócio para uma banca examinadora.
ORGULHO
Antes de participar da entrega dos certificados, o prefeito Rogério Santos declarou que ficou impressionado com a altivez e orgulho das formandas ao chegar ao final do curso. “Para acabar com a desigualdade social é preciso dar oportunidade para as pessoas. E foi isso que vocês fizeram. Foram atrás de uma oportunidade. Cada uma de vocês faz Santos ser uma cidade criativa”.
Vice-prefeita e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renato Bravo destacou o impulso ao empreendedorismo da iniciativa. “Desejamos que vocês acreditem em seu potencial. E não apenas empreendam por necessidade”.
Ao mencionar também que Santos é uma cidade criativa pela Unesco, a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, explicou que o projeto Feito em Santos foi criado para valorizar a vasta criatividade do povo santista. “Vocês estão de parabéns. Todas já mostraram que têm talento. Este curso foi como uma pós-graduação para qualificar ainda mais a sua produção”.  
OPORTUNIDADES
Além das aulas, as artesãs puderam aplicar na prática os seus conceitos. Elas tiveram a oportunidade de expor seus produtos em eventos da Prefeitura, como a 14ª Conferência de Cidades Criativas da Unesco e o Natal Criativo. Também participaram do maior evento de empreendedorismo do mundo, a Feira do Empreendedor 2022 (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/artesas-de-santos-expoem-produtos-no-maior-evento-de-empreendedorismo-do-mundo-em-sp).
De acordo com o gerente do Sebrae na Baixada Santista, Marco Aurélio Rosas, o programa foi pioneiro, já que a metodologia de ensino, inicialmente pensada para acelerar start ups, nunca havia sido aplicada a artesãs.