Santos vai ficar ainda mais verde, arborizada e ecológica neste ano. A expectativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) é de que cerca de cinco mil árvores sejam plantadas na Cidade até o final do ano. Em 2022, foram contabilizados 4.060 plantios de muda no Município.
A prioridade será o plantio de espécies provenientes da Mata Atlântica, já adaptadas na região. São árvores que dificilmente causam danos às calçadas, pois fazem parte do planejamento de interferência urbana, que visa um plantio consciente, sem gerar prejuízo aos moradores. 
Entre os bairros que já estão dentro da programação de arborização neste ano estão Campo Grande, Zona Noroeste, Ponta da Praia e Aparecida.
“Árvores são um dos grandes patrimônios ambientais em uma cidade. Abrigam pássaros, minimizam a poluição sonora e oferecem conforto térmico. Árvore é vida e gera vida”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório.
De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador de controle ambiental da Semam, João Luiz Cirilo Fernandes, a principal preocupação na escolha dos bairros é observar a atual situação das áreas verdes nos locais e comparar com o fluxo de pessoas e ou moradores naquele ambiente, visando aumentar a relação de árvores per capita (árvores por pessoa).
E essa relação entre pessoas e árvores vai além da questão ambiental. Fernandes ressalta outro ponto pouco abordado dos benefícios para a qualidade de vida do munícipe. “Estudos mostram que, quando acontece uma concentração de árvores em determinados locais, até a saúde mental das pessoas é positivamente afetada, diminuindo o estresse".

EM 2022
Em 2022, foram contabilizados 4.060 plantios de mudas no Município. No ano passado, foi realizado o maior número de compensações ambientais dos últimos cinco anos, de acordo com a legislação municipal de arborização. 
Cerca de 50% do procedimento foi realizado em áreas de morro, após a retirada de casas que se encontravam em área de risco monitoradas pela Defesa Civil na Caneleira, Vale Verde, São Fernando, Barreirinha, Mantiqueira e Caruara, com a missão de fortalecer as encostas, devido à preocupação com períodos de chuvas, e para recompor ambientalmente estas áreas.
Ao longo do ano, os técnicos também plantaram mudas em diversos locais como as vias Martins Fontes, Jovino de Mello, Pedro Lessa, Francisco Ferreira Campos, Francisco Manoel, João Pessoa, Vereador Alfredo das Neves  e a Alemoa Industrial. Neste caso, foram utilizados ipês, aroeiras, quaresmeiras, pitangueiras, entre outras.