No dia da virada, a Prefeitura intensificou a limpeza nas praias, por meio de um esquema especial; no total,

430 trabalhadores atuaram com rastelagem manual na faixa de areia e varrição dos calçadões; e na coleta de resíduos

 

O ano de 2023 começou com a retirada de cerca demiltoneladas de lixo das praias de Guarujá, recolhidos na faixa de areia, calçadões e bairros no entorno das orlas. Nesta virada de ano, a Cidade recebeu aproximadamente 1 milhão de turistas, que vieram prestigiar a tradicional queima de fogos na orla de Pitangueiras.

No dia da virada, a Prefeitura de Guarujá intensificou a limpeza nas praias, por meio de um esquema especial, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb). 

 

Cerca de 700 profissionais estão envolvidos nas ações de limpeza em vários pontos do Município, nesta temporada. Só nas praias, depois da virada, foram 430 trabalhadores, que atuaram com rastelagem manual na faixa de areia e varrição dos calçadões; e na coleta de resíduos.

 

O trabalho, que começou por volta das 2h30 da manhã do dia 1°, contou com o apoio de equipamentos como trator rastelo, duas retroescavadeiras, pá carregadeira, 14 caminhões trucados basculantes e 18 caminhões compactadores de lixo.

 

Temporada

O esquema especial nas praias segue até o fim da temporada. Há reforço de mão de obra e de equipamentos. Para os serviços de varrição e limpeza são 56 ajudantes, 24 varredores e três coletores; já para serviços de coleta são oito motoristas, 24 coletores e quatro caminhões compactadores.

 

Todos os dias, até o Carnaval, a limpeza das praias acontece das 6 às 12 horas (1º turno) e das 13 horas até o término do segundo turno. A coleta de resíduos nas praias também começa às 6 horas e segue até o término das atividades de limpeza das orlas e da varrição do calçadão, onde ficam dois caminhões compactadores fazendo o repasse dos calçadões, de hora em hora. Um caminhão fará as praias do Guaiúba, Astúrias e Pitangueiras; e outro, da Praia da Enseada até o Pernambuco.

 

A Prefeitura também reforçou o número de caçambas e lixeiras em toda a orla das praias e bairros, a fim de manter a Cidade limpa e conservada. Desde setembro, foram instalados cerca de 200 contentores de resíduos e 900 lixeiras – 600 plásticas e 300 de concreto.