SANTOS
30/12/2022 16H31
Obras de contenção de encostas, drenagem, zeladoria e acessibilidade foram viabilizadas a partir deste ano com recursos de R$ 97,5 milhões nos morros como parte do programa Santos Mais Bonita. Muitos dos serviços estão em fase de finalização, devendo ser entregues em 2023, mas a população da chamada cidade alta já sente o resultado de várias destas intervenções.
Entre outras intervenções, as equipes da Prefeitura prepararam uma escadaria hidráulica, o passeio e a drenagem no Morro do Jabaquara; estabilizaram a encosta na Rua 8 do Morro da Penha, onde havia risco em função de movimentação do talude provocada pela queda parcial de um bambuzal de grande porte. Ainda neste morro, as operários providenciaram a demolição de um imóvel que estava condenado e providenciaram a estabilização da encosta.
Durante este ano, vários morros receberam melhorias, como a recuperação, em andamento, na escadaria Nossa Senhora, no Morro Nova Cintra II, e outra no Morro José Menino, entre a Rua Pedro Borges Gonçalves e a Rua Sebastião Arantes Nogueira.
A Prefeitura também cuidou da contenção da encosta na Rua 13, no Morro Santa Maria, e no Morro do Fontana. As redes de drenagem, em vários pontos, também foram modernizadas.
Além da segurança, os investimentos nos morros abrangeram a área de Educação, como a manutenção da quadra e do terraço da UME Rubens Lara, dando mais conforto para alunos e professores.
SÃO BENTO
No Morro do São Bento, o destaque fica por conta da obra de drenagem e contenção do Caminho Santa Marta; manutenção da escadaria São Marcelo e transformação da antiga policlínica para implantação da primeira ecofábrica dos morros. Já a pavimentação inclui as ruas São João, Santo Edésio, Madeira Funchal, Santo Américo, Santo Orlando, São Manoel e São Silvestre, além da execução da Praça Santo Eduardo.
O Monte Serrat foi contemplado com a revitalização da escadaria do Caminho Monsenhor Moreira e obras de contenção e drenagem no Caminho da Pedreira, além do trecho de encosta próximo ao Capoeira. As manutenções abrangem a escadaria e corrimão no Caminho da Pedreira, Vila Chácara e Vila Cearense.
Obras de contenção e drenagem na Avenida Antônio Manoel de Carvalho estão entre as melhorias do Morro do Marapé, além da manutenção dos corrimões e escadarias.
Na Vila Progresso, os trabalhos incluem a recuperação da escadaria da Rua 6 até a Rua 1; estabilização de encosta na Rua 1; manutenção de canaletas e drenagem na Avenida Brasil e revitalização da Praça do Céu.
ANDAMENTO DAS OBRAS
Boa parte dos trabalhos nos morros foi feita pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Seserp) em parceria com a Prefeitura Regional dos Morros e Defesa Civil. Consulte aqui https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/obras-que-garantem-mais-seguranca-nos-morros-da-penha-e-fontana-em-santos-estao-em-fase-final o andamento das principais obras nos morros para 2023.