A Operação Verão 2023 já está em vigor na orla de Santos. A estrutura montada na praia do Boqueirão abriga equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da PM, com refeitório e vestiários climatizados, banheiro e áreas para as duas corporações. 
Localizada estrategicamente no meio entre a Ponta da Praia e o José Menino, em frente à Avenida Conselheiro Nébias, a tenda funcionará por 24h até o dia 26 de fevereiro. O início das atividades da Operação Verão 2023 contou com a entrega de 30 bicicletas e 450 espargidores de gás pimenta para a GCM.
Ao vistoriar a estrutura na tarde desta quinta-feira (29), o prefeito Rogério Santos destacou que "a queima de fogos em Santos é a segunda maior do Brasil, mas para que a festa do réveillon seja completa, precisamos estar atentos à questão da segurança". Ele também reforçou. "Este é o maior efetivo da PM na história da Operação Verão, com 333 policiais somente em Santos para garantir qualidade para quem mora e diversão para os turistas que vêm para a Cidade".
Secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel Júnior afirmou que a Operação Verão 2023 vem sendo desenhada desde o meio do ano com a Polícia Militar. "Cabe à Prefeitura receber bem os policiais, alojá-los, fornecer alimentação e estrutura. Montamos este quartel general para prestarmos o melhor serviço durante a temporada".
O subcomandante da GCM Marcelo dos Santos Silva ressaltou que a atual estrutura é a maior já montada, se comparada com edições anteriores da Operação Verão. "Estamos operando com viaturas, motocicletas, quadriciclos, bicicletas, bote aquático e até drone", destaca ele. A operação conta com o reforço das 1.733 câmeras de vigilância do Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura, responsável pelo monitoramento em toda a Cidade. 
Segundo Marcelo dos Santos Silva, após o término da Operação Verão 2023 as bicicletas serão usadas em operações em outros bairros.

ORIENTAÇÕES DA PM
Responsável pela Polícia Militar na Operação Verão 2023, o tenente-coronel Alexandre da Silva reforça as recomendações para quem vai passar o réveillon na orla. "Muito cuidado com os objetos pessoais, especialmente os celulares, que podem chamar a atenção. Deve-se evitar ostentar estes bens".
De acordo com o tenente-coronel, as restrições de venda de bebida alcóolica para ambulantes e nos quiosques visam reduzir os riscos para quem está aproveitando a festa na areia. Outra orientação é procurar evitar locais com grandes aglomerações.