A iniciativa acontece em frente à Praça das Bandeiras e atende com banhos de mar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
A Prefeitura de Guarujá retomará o Programa Praia Acessível no dia 3 de janeiro. A ação será desenvolvida todos os dias, até o dia 15 de janeiro, na Praia de Pitangueiras, em frente à Praça das Bandeiras, das 10 às 14 horas. Após esse período, a partir do dia 19, a iniciativa acontece de quinta-feira a domingo, no mesmo horário.
O Programa garante o acesso à praia e promove a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, proporcionando banho de mar, por meio de cadeiras anfíbias, adaptadas para este fim. Desde a sua implantação, em 2011, milhares de pessoas já foram beneficiadas pelo programa, lançado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel).
Os equipamentos foram fornecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Município fica com a responsabilidade de montar as equipes de suporte ao programa. A Sel dispõe de duas cadeiras anfíbias, mantendo seis como reserva, além de contar com um professor e três monitores treinados e preparados para a condução das mesmas.
Anfíbias
As cadeiras são chamadas de anfíbias por serem fabricadas com pneu especial, que permite superar a dificuldade da areia e não afundar dentro da água. A altura dela é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade segura.
Outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Esporte e Lazer por meio dos telefones: (13) 3386-2340 e (13) 3386-1436.