Rodovia Guarujá-Bertioga já tem novo visual; agora, faltam
os últimos detalhes da obra de requalificação de cunho turístico
As melhorias no bairro do Perequê, em Guarujá, não param. Os 21 quilômetros da Rodovia SP 061 – Ariovaldo de Almeida Viana, também conhecida como Rodovia Guarujá-Bertioga, estão totalmente pavimentados e devidamente sinalizados. Enquanto isso, a orla recebe os últimos detalhes da obra de requalificação de cunho turístico. Todas as melhorias poderão ser conferidas pelos moradores e turistas nos próximos dias.
Com a revitalização completa, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Governo Estadual, que administra a estrada, agora contratará o projeto executivo para uma nova ciclovia de 18,5 quilômetros no local, após insistentes pedidos feitos pela Prefeitura de Guarujá.
Já especificamente na Praia do Perequê, a Administração Municipal investiu na valorização do visual, além de oferecer mais segurança a quem transita pela orla, sobretudo no período noturno. O espaço recebeu postes ornamentais tipo sextantes e tochas com iluminação de LED. Ganhou ainda um novo calçadão revestido de ladrilho hidráulico com acessibilidade e paisagismo.
No local, foram instaladas 18 unidades de postes tipo sextantes. Cada sextante tem seis luminárias, sendo que duas estão posicionadas para o calçadão e as outras quatro para a faixa de areia, além de nove postes de iluminação tipo tocha. Também foi instalado mobiliário urbano (bancos) e feita a troca de luminárias de vapor de sódio pelas de LED, em frente aos restaurantes.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus, as rampas de acessibilidade no acesso à praia também vão melhorar e facilitar o acesso para idosos, crianças, gestantes e cadeirantes. “As obras também incluíram drenagem, calçamento com ladrilho hidráulico e lombofaixas em frente aos restaurantes estabelecidos na orla. São diversas melhorias”.
A obra integra o convênio que contemplou a segunda fase da requalificação das orlas de Pitangueiras e Enseada, em 2019. O investimento total, utilizado nas três praias, é de aproximadamente R$ 8 milhões, provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dade), do Governo Estadual.