A terceira turma de médicos residentes atuará nas

 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da rede municipal

 

A Prefeitura de Guarujá abriu inscrições para o processo seletivo da terceira turma do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC). São dez vagas disponíveis e os interessados podem se inscrever até 31 de janeiro. Os residentes atuarão nos equipamentos da Secretaria de Saúde, com carga de 60 horas semanais, sendo 80% práticas e 20% teóricas. A bolsa mensal é de R$ 9.700, paga pelo Município, Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes) e Ministério da Saúde.

 

A prova será aplicada em 4 de fevereiro, às 13 horas, na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Campus Guarujá (Rua M, 75 – Enseada). Os médicos graduados, em processo de especialização prática e teórica, devem efetuar as inscrições no site da Prefeitura (www.guaruja.sp.gov.br). O programa é de responsabilidade da Comissão de Residência Médica do Município de Guarujá (Coreme), sob a coordenação da equipe de Educação Permanente em Saúde da Secretaria (EPS).

 

Os médicos residentes atuarão nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Prefeitura. A residência foi sancionada pela Lei Municipal 4854/20. As atividades tiveram início em 2021, com quatro residentes prestando atendimento nas Usafas, com apoio da Unoeste Medicina, via Coapes, aprovado pela Lei do Programa “Mais Médicos”.

 

Os médicos residentes passam por diversas especialidades ao longo do curso como gineco-obstetrícia, pediatria, urgência e emergência, cardiologia, pequenas cirurgias, entre outras, onde contam com tutores especialistas da rede municipal.