Curso da Unoeste foi o único do estado de São Paulo que obteve 5 estrelas no Guia da Faculdade 2022; mais de 17 mil graduações foram avaliadas em todo o Brasil

Sheila Cristina de Oliveira Cano: “Com uma equipe fera dessas o curso só poderia ser nota máxima” (Foto: Cedida)

O curso Processos Gerenciais EAD da Unoeste está entre os três melhores do País – o melhor do estado de São Paulo –, conforme avaliação do Guia da Faculdade 2022 e divulgado recentemente pelo jornal O Estado de S. Paulo e a startup Quero Educação. O curso conseguiu garantir 5 estrelas, o que na prática significa conceito máximo de excelência e enche de orgulho e confiança toda a comunidade acadêmica. É um desempenho excelente levando em consideração que foram mais de 17 mil graduações avaliadas Brasil afora por mais de 10 mil professores mobilizados no trabalho que ranqueou as melhores faculdades públicas e privadas do país. E se você também tem vontade de fazer parte desse time, o Vestibular EAD 2023 da Unoeste segue com inscrições abertas. Inscreva-se agora!

O Guia da Faculdade é uma avaliação anual feita pela startup engajada na área educacional e o Estadão. Para montar o ranking, é utilizada a metodologia de "avaliação por pares". Na prática, professores universitários são acionados para avaliar as graduações, e o fruto de tanto trabalho é o ranking que possibilita verificar as melhores faculdades do Brasil. Nesse ranking, o resultado final é representado por estrelas, sendo 5 estrelas considerado curso excelente, 4 estrelas muito bom e três estrelas bom. Na verificação, há cursos também que se quer recebem estrelas, e outros que nem notas recebem nos quesitos avaliados que são projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Nessa edição mais atual, a Unoeste teve ainda outros 46 cursos estrelados – outros dois na modalidade EAD com 5 estrelas, sendo eles Design de Interiores (o melhor do Brasil) e Gestão Comercial.

A coordenadora do curso de Processos Gerenciais, Dra. Eliane Silva dos Santos, falou desse momento tão importante e de alegria para todos que fazem do curso ser um dos três melhores do país. “Recebemos com muita alegria e orgulho o resultado do excelente desempenho do curso de Processos Gerenciais da Unoeste que obteve 5 estrelas pelo Guia do da Faculdade, sendo também destaque entre os três cursos com nota 5 no Brasil e único com nota máxima no estado de São Paulo. Além disso, na avalição do MEC, o curso recebeu conceito 5, portanto, considerado como excelente”.

Ela ainda ressaltou que o resultado alcançado é fruto de muita dedicação da coordenação e de toda a equipe de docentes. “Por meio da organização pedagógica, realizamos atualizações na estrutura curricular do curso de Processos Gerenciais, sempre apresentando conteúdos atualizados e emergentes no campo da gestão, como por exemplo a disciplina de governança, risco e compliance. Também são trabalhados conteúdos inovadores como startup, mentoring, empreendedorismo e coaching, ampliando as competências dos estudantes. Além disso, atividades complementares refletem a flexibilização curricular do curso oportunizando participação em eventos de iniciação científica, extensão e formação extra sala”, detalha.

Eliane não tem dúvidas de que essa avaliação de excelência trará efeitos positivos. “Repercute na formação de profissionais qualificados com habilidades e competências para encarar o mercado de trabalho, bem como também no processo de captação de alunos, uma vez que todo ingressante procura por meio do Guia do Estudante um curso de qualidade. Então, fazer parte desse indicador de melhores cursos é um grande orgulho para todos nós da Unoeste”.

Em Formação

A aluna Sheila Cristina de Oliveira Cano decidiu fazer Processos Gerenciais EAD na Unoeste por indicação da filha que é estudante de Farmácia na universidade. Após pesquisar e conhecer mais sobre o curso, se inscreveu com a nota do Enem e conseguiu ingressar na turma. “Fiquei muito insegura se conseguiria acompanhar por não ter muita intimidade com o universo digital. Mas já na live de boas-vindas vi que os professores eram super capacitados e ofereciam uma estrutura de apoio enorme. A plataforma é fácil de usar, não tive nenhuma dificuldade”, lembra.

O curso é de curta duração, são apenas dois anos. A Sheila está finalizando o terceiro termo e já criando expectativas de conseguir ingressar no mercado de trabalho assim que se formar. Ela também pretende mirar em concursos públicos com nível superior, visando melhor remuneração. E sobre o fato de ser aluna EAD na Unoeste, ela é só gratidão e diz ter motivo pra isso. “Saber que o curso que eu faço está entre os três melhores do país me dá um orgulho enorme de ser aluna. Com uma equipe fera dessas o curso só poderia ser nota máxima. No próximo semestre já termino e não vejo a hora de pegar meu diploma estrelado”, diz, ansiosa.

Case de sucesso

A egressa Marcia Aparecida Dos Santos é podóloga, esteticista, técnica em enfermagem e formada há dois anos em Processos Gerenciais. Por trabalhar como autônoma em determinado momento da vida, ela quis fazer o curso de Processos Gerenciais EAD para agregar e complementar seus conhecimentos. A formação ocorreu de 2018 a 2020, logo após por razões pessoais, trancar a matrícula numa faculdade de administração que iniciou numa outra instituição de ensino. “Processos Gerenciais foi o curso que eu mais me identifiquei porque ele é abrangente, abrange todas as áreas de uma empresa. Eu não gostaria de fazer algo que me limitasse em uma área só. No decorrer do curso eu me apaixonei pela forma de trabalho dos professores, e pela forma parceira da coordenação. Desde o início foram todos muitos solícitos”, contou.

No início, Marcia revela que chegou a ficar um pouco receosa pelo curso ocorrer na modalidade EAD. “Imediatamente eu apaguei essa minha preocupação porque os professores sempre foram muito atenciosos com os alunos, com retorno muito rápido. Além disso, é um curso que me possibilita gerenciar um departamento de logística, gerenciar um departamento de recursos humanos, marketing... É como se fosse 10 em 1, e era o que precisava num momento em que eu trabalhava numa loja de um shopping com horários difíceis. Mesmo assim a coordenação me abraçou. A Eliane, a quem sou muito grata, se coloca no lugar dos alunos. Ela tem carinho com o trabalho e com os acadêmicos, o que motivava ainda mais. E hoje eu pretendo retornar, não sei se numa segunda graduação ou numa pós, mas com certeza retornarei na modalidade EAD. Me sinto lisonjeada, privilegiada por ser graduada num curso que atingiu nota máxima”, disse, se referindo as cinco estrelas obtidas no Guia da Faculdade do Estadão.

Hoje, Marcia está se dedicando ao pequeno Mateus; mas ela deixou um conselho: “Se buscam um curso abrangente esse é o curso” (Foto: Cedida)

Atualmente, a Márcia só não está na ativa no mercado de trabalho porque teve bebê e está se doando integralmente ao papel de mãe. Mas ela contou também que logo após a formação no EAD, chegou a trabalhar como gerente comercial numa loja de uma rede especializada na venda de roupas de crianças, sendo que pra gestão levou todo conhecimento adquirido no curso. “E deu super certo. Eu consegui aplicar tudo o que foi orientado, consegui aumento nas vendas. E olha que entrei para cobrir almoço das vendedoras. Mas no segundo mês eu recebi a proposta para a gerência de uma das lojas da rede. No terceiro mês na empresa, porém o segundo na gerência, eu consegui que a loja batesse a meta por dois meses consecutivos, aplicando na prática todo o conhecimento que adquiri do curso”, lembra, orgulhosa.

“Um conselho que eu dou para as pessoas que estão na dúvida entre fazer ou não a modalidade EAD, fazer ou não Processo Gerenciais. Se buscam um curso abrangente, que é um leque, esse é o curso. Tanto que ao final eu gostei tanto e percebi que seria um divisor de águas na minha vida profissional. Até consegui com que uma sobrinha começasse o curso. Ela fez o curso motivada pelo meu incentivo”, concluiu.

Inscreva-se já!

Vestibular EAD é gratuito e on-line. Além disso, o candidato pode ingressar usando a nota do Enem, por transferência ou 2ª graduação. Clique aqui para mais informações sobre o processo seletivo no Brasil. Já para quem está no Japão, acesse este link