PHOENIX, 11 de novembro (Reuters) - O atual democrata Mark Kelly derrotou o republicano Blake Masters nesta sexta-feira para conquistar uma cadeira no Senado dos Estados Unidos no Arizona, uma disputa que deixou os democratas a um assento na batalha pelo controle da Câmara com mais duas eleições a serem decididas. .

A vitória de Kelly, ex-astronauta cuja esposa, Gabby Giffords, sobreviveu a uma tentativa de assassinato quando era legisladora americana, significou que os democratas lutaram por um empate de 49 a 49 na disputa pelo Senado.

"Estou honrado com a confiança que nosso estado depositou em mim para continuar este trabalho", disse Kelly 

O controle do Senado - e a forma dos próximos dois anos do presidente Joe Biden no cargo - agora dependerá de disputas em Nevada e Geórgia. O partido de Biden evitou tendências históricas limitando suas perdas nas eleições de meio de mandato de terça-feira, chocando os republicanos que esperavam grandes ganhos.

Os democratas precisavam de mais um assento para o controle, já que a vice-presidente Kamala Harris pode dar o voto de desempate.

Em Nevada, a senadora democrata em exercício Catherine Cortez Masto tinha cerca de 800 votos do procurador-geral republicano, Adam Laxalt. O resultado da Geórgia está a semanas de distância, já que o senador democrata Raphael Warnock enfrentará o republicano Herschel Walker em um segundo turno em 6 de dezembro.

Na corrida para governador de Nevada, o republicano Joe Lombardo derrotou o democrata Steve Sisolak, projetou a Edison Research. Sisolak cedeu a corrida.

"Se você votou em mim ou no xerife Lombardo, é importante que agora nos juntemos para continuar levando o estado adiante", disse Sisolak em um comunicado publicado no Twitter. "É por isso que entrei em contato com o xerife para desejar-lhe sucesso."


Analistas políticos antecipam uma corrida de fundos de campanha para a Geórgia, à medida que republicanos e democratas se preparam para a batalha final das eleições de meio de mandato de 2022.

No Arizona, as autoridades policiais permaneceram em alerta máximo para possíveis protestos, com barricadas e cercas de segurança erguidas ao redor do departamento eleitoral do condado de Maricopa, onde dezenas de autoridades trabalham 18 horas por dia para verificar as cédulas pendentes e tabular os votos.

Kari Lake, a candidata republicana a governador do Arizona, criticou os funcionários eleitorais do condado de Maricopa, o mais populoso do estado, como "incompetentes" e "desprezíveis", acusando-os de atrasar deliberadamente a contagem dos votos.

Bill Gates, presidente do Conselho de Supervisores do Condado de Maricopa e republicano, se irritou com os comentários de Lake. "Todo mundo precisa se acalmar um pouco e recusar a retórica. Esse é o problema com o que está acontecendo com nosso país agora", disse ele a repórteres.

Na luta pelo controle da Câmara dos Deputados, os republicanos estavam cada vez mais perto de se tornar a maioria e encerrar quatro anos de governo dos democratas. Isso daria aos republicanos poder de veto sobre a agenda legislativa do democrata Biden e permitiria que eles lançassem investigações potencialmente prejudiciais em seu governo.

Apesar da possibilidade real de que eles possam perder a Câmara, os democratas ainda aplaudiram seu sucesso em conter suas perdas previstas depois de galvanizar os eleitores irritados com a decisão da Suprema Corte em junho de derrubar o direito constitucional ao aborto.

O líder republicano da Câmara, Kevin McCarthy, já anunciou sua intenção de concorrer a presidente se os republicanos assumirem, um resultado que ele descreveu como inevitável.

Não está claro se um desafiante a McCarthy surgirá, mas alguns dos republicanos mais conservadores da Câmara expressaram dúvidas de que ele ainda tenha votos suficientes para se tornar presidente da Câmara, a autoridade mais poderosa da Câmara.

Enquanto isso, as disputas internas republicanas no Senado começaram na sexta-feira, quando os senadores pediram o adiamento de uma eleição de liderança na quarta-feira para que eles tenham tempo de discutir por que o partido não se saiu melhor na terça-feira.

Mitch McConnell espera continuar como líder republicano, apesar das críticas do ex-presidente Donald Trump e de outros conservadores.

(Os resultados das eleições ao vivo de todo o país estão aqui )

CÉDULAS NÃO CONTADAS

Autoridades que supervisionam a contagem de votos nas eleições para o Senado do Arizona e Nevada, onde os democratas estão tentando afastar os adversários republicanos, disseram que pode levar até a próxima semana para contabilizar cerca de 520.000 cédulas não contadas por correio. A maioria deles estava no condado de Maricopa, que abrange Phoenix.

Seu trabalho é retardado pela necessidade de combinar assinaturas em cédulas por correio com assinaturas de registro de eleitores depois que um grande número desses votos foi deixado no dia da eleição.

Alguns dos mais destacados candidatos endossados ​​de Trump perderam disputas importantes na terça-feira, prejudicando seu status de mandatário republicano e levando vários republicanos a culpar sua marca divisiva pelo desempenho decepcionante do partido.

O resultado pode aumentar as chances de o governador da Flórida, Ron DeSantis, que derrotou seu adversário democrata na terça-feira, optar por desafiar Trump para a indicação presidencial de 2024.

Embora Trump não tenha lançado oficialmente uma terceira campanha na Casa Branca, o ex-presidente sugeriu fortemente que o fará e está planejando um "anúncio especial" em seu clube na Flórida na terça-feira.