Principal evento científico da Unaerp Guarujá promoveu entrega de prêmio a pesquisadores e lançamento de livro sobre pesquisa na Ilha dos Arvoredos



A Unaerp Guarujá realizou no período de 19 a 21 de outubro o XIX Simpósio Internacional de Ciências Integradas da Unaerp Campus Guarujá. A abertura, ocorrida no dia 19, foi marcada por homenagens e enaltecimento da Ciência. Acompanhada por autoridades universitárias, alunos, professores, pesquisadores e convidados, a solenidade contou com entrega de prêmio a pesquisadores, lançamento de livro e exposição da produção científica do campus Guarujá. 


Em seu discurso, a magnífica reitora da Unaerp, Profa. Dra. Suzelei de Castro França, enfatizou que o SICI incentiva o cumprimento da missão da Unaerp em gerar e difundir conhecimentos. “Estou honrada de poder compartilhar da realização deste evento que traz visibilidade à qualidade do ensino que está sendo feito na Unaerp. Parabenizo a diretora do campus e aos organizadores por trazerem efetivamente mais uma vez para discussão de todo o ganho em conhecimento e em pesquisa científica que é realizada em nossa universidade.”


A diretora geral da Unaerp Guarujá, Profa. Dra. Priscilla Maria Bonini Ribeiro, acredita que “o exemplo dos pesquisadores pode inspirar os alunos a serem cada vez mais cientistas inquietos e interessados na compreensão dos fenômenos de nossa sociedade nas diversas áreas do conhecimento. O Simpósio renova nossa crença sobre a importância da Ciência para o desenvolvimento da humanidade”, enfatizou a educadora.


Para a supervisora acadêmica e coordenadora do XIX SICI, Profa. Me. Nazareti Pereira Ferreira Alves, a Universidade construiu ao longo desses 19 anos um evento sólido e confiável do ponto de vista do rigor científico, contribuindo para a exposição da produção científica da universidade e a troca de conhecimento com autores externos de âmbito nacional e internacional. “Foi uma semente plantada e regada com muito cuidado, amor, respeito e dedicação de todos, que agora se mostra forte e representativa em meio às três áreas do saber com uma diversidade considerável de temáticas colaborando para o fazer e saber científico.”


Incentivo à Ciência - Durante a abertura, foi feita a entrega do Prêmio de Incentivo à Ciência Fernando Eduardo Lee. Criado pela Fundação Fernando Eduardo Lee, parceira da Unaerp em projetos de responsabilidade social e de sustentabilidade, o Prêmio destacou o trabalho de dois pesquisadores que já contribuíram ou que vem somando esforços para a produção científica. 


Uma das agraciadas com a condecoração foi a professora Ana Maria Soares Pereira, doutora em Agronomia, docente da Unaerp e pesquisadora em Biotecnologia que desenvolve diversos estudos com plantas medicinais e biodiversidade. Ela ressaltou as pessoas que em sua jornada como pesquisadora contribuíram de alguma forma com os estudos científicos. “Nenhum trabalho em Ciência é feito sozinho. Nós trabalhamos em equipe, e temos que partilhar com todos aqueles que fizeram parte da nossa caminhada. É importante fazermos ciência com amor”, declarou a professora. 


O outro homenageado da noite foi o economista, doutor em Agronomia e livre-docente em Administração, Rubens Carneiro Ulbanere, um dos idealizadores do Simpósio Internacional. Ulbanere relembrou o período em que foi docente da instituição e coordenou o Núcleo de Pesquisas da Universidade, e enfatizou as experiências científicas de Fernando Lee e da Ilha dos Arvoredos. “O pesquisador Fernando Lee trazia em sua alma a certeza da sua contribuição em favor da Ciência, destacando um dos seus corolários, o lema de Pesquisa em Benefício da Humanidade.”


Logo após, o atual coordenador do Núcleo de Pesquisas Fernando Lee, o Prof Dr. Rodrigo Fernandes, apresentou aos simposistas um resumo das ações científicas promovidas pela Universidade nas mais diversas áreas, bem como o incentivo à iniciação científica e produção de conhecimento. 


Lançamento de livro - Ao final da solenidade, a educadora Priscilla Bonini Ribeiro lançou seu livro “Ilha dos Arvoredos: Paraíso da Sustentabilidade”. A obra mostra um resumo da tese da pesquisadora sobre um modelo de Educação Ambiental baseado em metodologias ativas utilizando a Ilha dos Arvoredos como ferramenta de mudança para atitudes mais sustentáveis.


Durante o lançamento, Priscilla Bonini prestou homenagem em memória à jornalista Elaine Saboya, que escreveu o texto de introdução do livro mas infelizmente faleceu em julho passado. Suas filhas Tatiana e Maryana receberam as homenagens de Priscilla Bonini Ribeiro e da reitora Suzelei de Castro França. Outro agradecimento especial foi ao engenheiro Dervile Piotto, amigo de Fernando Lee que participou de alguns projetos na Ilha, e que destacou essa experiência surpreendente no prefácio do livro recém lançado.


O livro “Ilha dos Arvoredos: Paraíso da Sustentabilidade” pode ser adquirido na Amazon, na Livraria Saber (Chris Shopping - Vicente de Carvalho) e no site da editora Comunnicar


Eventos online e presenciais - Nos outros dois dias do XIX SICI, a comunidade acadêmica participou de atividades online, dentre elas as apresentações de trabalhos científicos nas mais diversas áreas do conhecimento, palestras e mesas redondas, onde o foco foram as trocas de conhecimento científico e sua aplicabilidade. 


No último dia de Simpósio, estudantes de Engenharia Civil colocaram em teste seus conhecimentos de cálculos estruturais no tradicional campeonato de Pontes de Macarrão realizado no Ginásio Poliesportivo do campus, encerrando a programação do XIX SICI.