É a terceira aprovação da Administração de Válter Suman, que já

teve pareceres favoráveis referentes a 2017 e 2018



O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) emitiu, no último dia 19 de outubro, parecer favorável à aprovação das contas da Prefeitura de Guarujá, referentes ao ano de 2019. O acórdão com a decisão dos conselheiros deve ser publicado nos próximos dias, no Diário Oficial do Estado.


Em seu voto, o conselheiro relator do TCE-SP, Antônio Roque Citadini, entre outras coisas, destacou que o Município registrou execução orçamentária superavitária em 3,82% e cumpriu os índices obrigatórios relativos aos gastos com Ensino (26,37%), Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (100%), Magistério (92,13%), Saúde (22,36%).


O ano de 2019 foi o terceiro da atual gestão, que já recebeu parecer favorável à aprovação das contas dos dois anos iniciais (2017 e 2018). “Pelo terceiro ano consecutivo, celebramos o parecer favorável das contas pelo TCE, resultado de muito trabalho e seriedade na gestão dos recursos públicos municipais”, afirma o prefeito Válter Suman.


Suman lembra que recentemente Guarujá foi classificada como uma das mais eficientes do país no quesito referente à execução orçamentária, em anuário publicado em junho último pela revista Istoé, com base em estudo da Austin Rating, agência classificadora de risco de crédito. “Este é o resultado da seriedade e lisura na utilização da receita, mas também uma demonstração de eficiência de uma equipe unida e eficiente”, destaca.


Agora, o ritual determina que o relatório do TCE seja enviado para apreciação do Legislativo Municipal.