Para marcar a conquista do segundo lugar dos 84os Jogos Abertos, a maior competição esportiva entre cidades da América Latina, os atletas da delegação santista foram homenageados e recebidos no Paço Municipal nesta sexta-feira (21), onde participaram de uma cerimônia simbólica de entrega de troféus.
Santos se sagrou vice-campeã na disputa, com 203 pontos conquistados na classificação geral da competição, encerrada no último sábado (15), em São Sebastião. No evento, que contou com a participação de 12 mil atletas, de 178 municípios, a Cidade ficou atrás apenas de São José dos Campos (210 pontos). São Caetano do Sul (192) foi a terceira colocada.
Representada por uma delegação de 530 pessoas, entre atletas, técnicos e servidores, os santistas trouxeram 23 troféus conquistados na classificação geral das modalidades. Foram 10 de ouro, nove de prata e quatro de bronze.
Falando aos atletas, o prefeito Rogério Santos afirmou que a conquista é resultado de um trabalho de equipe, onde Santos mais uma vez prova ter uma vocação natural para os esportes. “É uma honra, pois o esporte, a cultura e a educação são as políticas públicas que podem mudar a vida das pessoas e Santos é a cidade mais esportiva do Brasil, principalmente por essa garra e essa dedicação de vocês, que representam o que é ser santista, sempre lutando até o fim", disse o chefe do executivo.
Orgulhoso, o presidente da Fupes, Cristhian Martins Pereira fez questão de incentivar os atletas com novas metas. “Fizemos por onde para conquistar esse vice-campeonato e esse time está pronto para nos próximos anos buscar o título, pois acreditamos no esporte e acreditamos em vocês”.
E todo esse incentivo contagiou os atletas. Mesmo com sete medalhas obtidas na competição (sendo cinco de ouro, uma de prata e outra de bronze), a nadadora Luanna Nunes (Unisanta/Fupes) está ávida para novas conquistas e quem sabe representar Santos nos próximos Jogos Olímpicos.
"Tudo que faz chegarmos ao nosso limite é sempre uma motivação. Minhas expectativas para estar na Olimpíada são as maiores, conseguir esse índice é o nosso maior sonho”. 

JOGOS SUL-AMERICANOS 
E não foram apenas as conquistas nos Jogos Abertos que encheram os santistas de orgulho. Ao todo, 15 atletas que representam a Cidade nas modalidades de natação, águas abertas, skate, patinação artística, caratê, taekwondo e ciclismo representaram o Brasil nos Jogos Sul-Americanos, realizados entre 1º e 15 de outubro, em Assunção, no Paraguai. 
O Time Brasil foi o campeão na classificação geral com a conquista de 319 medalhas (133 ouros, 100 pratas e 86 bronzes). Desse total, 27 medalhas (17 de ouro, 8 de prata e 2 de bronze) foram conquistadas por atletas da Fundação Pró-Esportes de Santos (Fupes).
Entre eles estava o nadador Felipe Ribeiro (Unisanta/Fupes), que conquistou cinco medalhas de ouro nos Jogos Abertos e mais duas de ouro e uma de prata no Paraguai. Ele mantém a tradição do País de formar grandes velocistas nas piscinas olímpicas e conta que, mesmo quando está representando o Brasil, nunca esquece da cidade que ama e nasceu. 
“Competir por Santos é um orgulho, pois sou daqui e nasci aqui, minha família toda vive aqui, é minha casa”. Aos 24 anos, o nadador foca agora nos Jogos Pan-Americanos e já começa a sonhar com os Jogos de Paris, em 2024.
Além de Felipe, também foram premiados outros medalhistas dos Jogos Sul-Americanos: a skatista Gabriela Mazetto (ouro na modalidade street) e o patinador artístico Erik Medziu (prata nas modalidades livre individual e dança), além do técnico da seleção brasileira de natação Gerson Pazian.