O evento gratuito, previsto para segunda-feira, 26, apresenta obras inéditas selecionadas no 1º concurso de novos(as) compositores(as) organizado pela Sustenidos
|
Sete compositores terão suas obras inéditas apresentadas pelo Grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí -- instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina -- em um show na próxima segunda-feira, 26, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada do espetáculo é gratuita e os ingressos podem ser retirados via plataforma virtual INTI ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
O show faz parte do encerramento do ‘1º Concurso Jazz Combo Apresenta Novos (as) Compositores (as), cujo edital foi lançado em julho deste ano, que tem como objetivo estimular a produção autoral, especialmente para a formação de combo. O concurso recebeu mais de 20 inscrições de compositores de todo o Brasil e do exterior. As obras vencedoras passaram por um processo criterioso que levou em conta clareza e correção das partituras, originalidade das obras, autoria e ineditismo e utilização da instrumentação do grupo.
Para o coordenador do grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, Leo Ferrarini, iniciativas como o edital de seleção de novos(as) compositores(as) visam incentivar a singularidade criativa dos artistas que ajudam a escrever a história do jazz. “Esses compositores e compositoras são parte importante da revolução estética desse estilo musical que carrega a liberdade da experimentação e da improvisação. Apresentar essas novas composições ao público é uma catarse de todo o esforço e trabalho de pesquisa, conhecimento e técnica desses artistas”, afirma Ferrarini.
Além do show no Teatro Procópio Ferreira, três peças compostas pelos novos(as) compositores(as) receberão uma premiação especial; elas serão gravadas, mixadas e masterizadas em uma versão exclusiva interpretada pelo grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí.
Grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí
Criado em 1992 com o sobrenome “Combo” (do inglês combination; combinação em português), o Jazz Combo do Conservatório de Tatuí vem de uma formação não convencional, unindo cerca de dez músicos entre professores(as) e alunos(as) de nível avançado do curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí. Sob a coordenação do pianista, compositor e educador musical Leo Ferrarini, os artistas têm a missão de divulgar a música instrumental com foco no resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas, além de composições e arranjos inéditos. Jazz Combo já realizou dezenas de apresentações em teatros de São Paulo, com convidados(as) reconhecidos(as), como Monica Salmaso, Joyce Moreno, Nailor Proveta, além dos trompetistas americanos Ed Sarath e Daniel Barry.
REPERTÓRIO
Apesar de Sentir
Compositor: Erick Delmora Pedra
Araguaney
Compositor: José Alejandro Osorio Castillo
Dança das Corredeiras
Compositor: Rafael Garcia Miguel Vita
Lagoa dos Girinos
Compositor: Pedro Francisco Figueiredo Salgueiro
Imaginação
Compositor: Jean Ferreira Teixeira Rocha
Os Sonhos de Sofia
Compositor: Leandro Agustin Basualdo Romero
Maracatú pro André
Compositor: Federico Mosca
SERVIÇO
Concerto: Jazz Combo do Conservatório de Tatuí apresenta Novos (as) Compositores (as)
Data: 26 de setembro de 2022, segunda-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:
Patrocinador Safira: Nubank
Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinador Prata: Cipatex e Visa
Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)
E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata: Eixo SP, Rodovias do Tietê
Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.