Unidade fornece, diariamente, 1.000 almoços, ao custo de R$ 1,00, incluindo refeições destinadas aos encaminhamentos da rede socioassistencial e crianças de até 5 anos, que não pagam pela refeição
O Restaurante Popular do Santo Antônio (Alameda das Violetas, 330 – Santo Antônio) celebrou nesta terça-feira (30), três anos de reabertura e para marcar a data o público contou com um almoço especial totalmente gratuito e com música ao vivo. A unidade, que é ligada a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) já serviu neste período, 792.360 refeições.
“Guarujá é única cidade da Baixada Santista a contar com três restaurantes populares, sendo dois subsidiados pela Prefeitura - Santo Antônio e Vila Baiana, além do Bom Prato, em parceria com o Governo do Estado. Equipamentos fundamentais para garantir a segurança alimentar e combater a fome”, afirmou o prefeito de Guarujá, Válter Suman.
O restaurante é administrado pela Associação Casa Raoni e fornece, diariamente, 1.000 almoços, ao custo de R$ 1,00, incluindo refeições destinadas aos encaminhamentos da rede socioassistencial e crianças de até 5 anos, que não pagam pela refeição. O atendimento é de segunda a sexta-feira, a partir das 10h30.
No mês passado, a unidade recebeu um reajuste de 13,3% nos repasses para o reequilíbrio econômico-financeiro, em virtude da alta dos preços dos alimentos.
Aniversário
No cardápio de aniversário, estrogonofe de frango, batata palha, arroz, feijão, salada de repolho e tomate e suco de abacaxi. Além disso, o público contou com carrinho de pipoca e música ao vivo.
“A palavra de hoje é gratidão, agradeço a todos os profissionais que diariamente trabalham para levar uma alimentação de qualidade, vocês fazem a diferença na nossa Cidade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Rafael Carvalho.
Para Fátima Ramires Carmona, moradora da Vila Edna, o dia é de agradecimento. “Estou desempregada, mas só tenho a agradecer, pois consigo fazer minhas refeições aqui no restaurante”.
Já para Aparecido Santana, que mora há 40 anos no bairro, o restaurante é muito importante. “A comida é gostosa e uma grande ajuda principalmente neste pós-pandemia”.
“Dia de festa para toda a comunidade. É um equipamento fundamental de segurança alimentar, no qual todas as pessoas em situação de vulnerabilidade social podem almoçar bem e dar um respiro no orçamento mensal”, afirmou a gerente do restaurante, Valéria Borelli.