SANTOS
31/08/2022 08H32
Reconhecida pelo trabalho de conscientização da importância da doação de órgãos e tecidos, Santos prepara uma extensa programação para a Campanha Setembro Verde, que visa intensificar essas ações. Afinal, mais de 50 mil pessoas estão na fila por transplantes no Brasil.
“Percebemos que as pessoas ainda desconhecem seu direito em ser doador de órgãos e as famílias ainda conversam pouco sobre o tema”, avalia Danielle Caliani Barbosa Machado, chefe da Seção de Captação de Órgãos e Tecidos (Secapt) da Secretaria de Saúde.
Além de atuar nos hospitais e unidades de pronto atendimento que pertencem ao Município, a Secapt também realiza ações educativas junto a profissionais de saúde, escolas, universidades, clubes de serviços, associações e comunidade em geral ao longo do ano. Em setembro, porém, o objetivo é atingir ainda mais pessoas.
Um dos pontos altos da programação é a volta da Caminhada Pela Vida, no dia 17 de setembro, que não ocorria desde 2019, por causa da pandemia de covid-19. A concentração inicia às 9h30, na Praça das Bandeiras, na orla do Gonzaga. Os caminhantes seguem até a Av. Conselheiro Nébias (praia do Boqueirão). Qualquer pessoa que se identifique com a causa pode participar, usando, preferencialmente, camiseta na cor verde.
Nos dias 21 e 28 de setembro, às 14h, o Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48 – térreo) exibe o filme “Uma segunda chance para o amor”. A sessão de cinema é gratuita e aberta a qualquer interessado.
A campanha também marcará presença constante nas ruas por meio de comunicação nas janelas traseiras dos ônibus (busdoor) e nos painéis digitais nas praças. O viaduto Paulo Gomes Barbosa, na entrada de Santos, também receberá iluminação verde alusiva à Campanha.
Quem quiser saber mais sobre doação de órgãos pode assistir à live da Secapt, no dia 15 de setembro, às 19h30, em parceria com o Instituto Deixe Vivo, via Zoom. O tema é “Conversa com possível família doadora: como é a abordagem, o que é falado, quais são os critérios?”.
Simpósio, palestras e cursos voltados aos profissionais de saúde complementam a programação, além da participação de Santos no 2º Encontro Estadual das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo, ocasião em que a Secapt será homenageada.
Saiba mais sobre o trabalho da Secapt e tire dúvidas sobre a doação de órgãos e tecidos no link: https://www.santos.sp.gov.br/?q=servico/doacao-de-orgaos .
PROGRAMAÇÃO SETEMBRO VERDE (sujeita a alterações)
31/8 – 17h – Sensibilização sobre doação de órgãos e tecidos junto ao Grupo Esperança
2/9 – Secapt será premiada no II Encontro Estadual das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo
3/9 – Secapt participa de palestras no II Encontro Estadual das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo
5 e 12/9 – 15h - Sensibilização sobre doação de órgãos e tecidos junto aos profissionais da Seção de Atendimento Domiciliar da Prefeitura de Santos
13/9 – 20h – Treinamento para profissionais de saúde sobre doação de córneas – Complexo Hospitalar dos Estivadores
14/9 – 9h - Simpósio Setembro Verde (local a confirmar)
14/09 – 20h – Treinamento para profissionais de saúde sobre doação de córneas – Complexo Hospitalar dos Estivadores
15/9 – 16h - Treinamento para profissionais de saúde sobre doação de córneas – Complexo Hospitalar dos Estivadores
15/9 – 19h30 - Live com o Instituto Deixe Vivo via Zoom, com o tema: “Conversa com possível família doadora: como é a abordagem, o que é falado, quais são os critérios?”
16/09 – 15h - Treinamento para profissionais de saúde sobre doação de córneas – Complexo Hospitalar dos Estivadores
17/9 – 9h - Caminhada Pela Vida – Concentração na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga)
19/9 – 15h – Treinamento on-line para profissionais de saúde com o médico Reginaldo Boni sobre detecção de potenciais doadores e identificação da morte encefálica. Às 16h, avaliação clínica e laboratorial e validação dos potenciais doadores.
20/09 – 15h - Treinamento on-line para profissionais de saúde com o médico Reginaldo Boni sobre detecção de potenciais doadores e identificação da morte encefálica. Às 16 h, avaliação clínica e laboratorial e validação dos potenciais doadores.
21/9 – 14h – Sessão de cinema no Miss “Uma segunda chance para o amor”
27/9 – 15h – Treinamento on-line para profissionais de saúde com o médico Reginaldo Boni sobre detecção de potenciais doadores e identificação da morte encefálica. Às 16 h, avaliação clínica e laboratorial e validação dos potenciais doadores.
27/9 – 19h - Palestra na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) aos alunos dos cursos de Biomedicina e Enfermagem
28/9 – horário a definir - Treinamento para profissionais de saúde sobre o processo de doação de órgãos – UPA Central
28/9 – 14h – Sessão de cinema no Miss “Uma segunda chance para o amor”
29/9 – Evento presencial sobre doação de órgãos e religião – local a confirmar