Governo do Estado atende pedido da Prefeitura de Guarujá e anuncia ciclovia em trecho de 18,5 km; João Octaviano Neto anunciou novidade em visita a diversas obras em Guarujá nesta segunda-feira (15)

 

Uma nova ciclovia de 18,5 km será construída na Rodovia SP 061 – Ariovaldo de Almeida Viana, também conhecida como Rodovia Guarujá-Bertioga, após insistentes pedidos feitos pela Prefeitura de Guarujá. Em vistoria no local, que está recebendo nova pavimentação e sinalização, o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, anunciou a novidade nesta segunda-feira (15), acompanhado do prefeito de Guarujá, Válter Suman.


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que administra a estrada, de 21 quilômetros, contratará o projeto executivo. “Temos uma boa notícia aqui para a população da Baixada Santista, região do Estado que tem grande volume de ciclistas. O governador Rodrigo Garcia autorizou o DER a contratar o projeto para construir uma ciclovia até a balsa de Bertioga”, disse Octaviano.


Visitas


O secretário estadual ainda visitou outras duas obras em Guarujá. Ao lado de Suman, acompanhou duas intervenções em travessias litorâneas – no terminal que liga Guarujá a Bertioga e também na ligação entre Guarujá e Santos. O sistema de ferry boats que opera na travessia com Bertioga passa pelos últimos retoques antes de ser entregue, depois de dois meses de paralisação, após o flutuante do lado de Guarujá ter afundado em dia de alta da maré.


Nesse período, a Prefeitura de Guarujá manteve constante contato com o Governo do Estado, no sentido de cobrar maior agilidade em relação às obras de recuperação do flutuante, para que o sistema de travessias entre os dois municípios fosse normalizado o quanto antes.


Na travessia com Santos, também vistoriada pelo prefeito e secretário, o terceiro de três atracadouros deve voltar a operar na próxima quarta-feira (17), depois de algumas semanas parado para manutenção e modernização. “A revitalização dos atracadouros melhora a segurança dos usuários e garante maior fluxo e qualidade do serviço oferecido. É algo extremamente importante para a Cidade, a fim de facilitar a vida de moradores e turistas”, avalia o prefeito.