Até o final deste ano, o efetivo da Guarda Civil Municipal de Santos será de 474 integrantes, representando aumento de 28% em relação ao início de 2022. Em breve, mais 63 guardas passam a portar armas de fogo, juntando-se a outros 77 que já as carregam para patrulhamento nas ruas.
As medidas de reforço adotadas pela Prefeitura marcam os 37 anos de atividades da corporação, comemorados nesta segunda-feira (15). 
Criada em 15 de agosto de 1985 pelo então prefeito Oswaldo Justo como antigo Corpo Municipal de Vigilância, três anos depois (15 de dezembro de 1988), passou a ser denominado Guarda Municipal pela lei 479, assinada pelo ex-prefeito Oswaldo Justo que, por seu pioneirismo, foi reconhecido como patrono da GM.
Além do efetivo de homens e mulheres, neste ano a GCM renovou e ampliou em 14% a quantidade de viaturas, inclusive com nova caracterização (azul-marinho fosco) e dotadas de rádio digital, GPS de última geração e compartimento de guarda-preso. A frota atualmente é formada por 63 veículos, entre motos, quadriciclos, van e um micro-ônibus. 
No segundo semestre, as novas viaturas serão equipadas com tablet, visando facilitar a comunicação com o Centro de Controle Operacional (CCO) e a catalogação de ocorrências. A Defesa Civil também foi contemplada com dois novos veículos.

DESTAQUE
Proteger o patrimônio público, o cumprimento das leis municipais, realizar o patrulhamento preventivo e colaborar com as demais forças de segurança, são as principais atribuições da corporação. Mas essas competências se ampliaram, principalmente nos últimos dois anos.
Em 2020 e 2021, a Guarda teve papel destacado durante o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, quando a sua atuação ganhou destaque na mídia nacional, apoiando 24 horas na fiscalização e cumprimento das regras sanitárias, além do suporte aos serviços de saúde.

VALORIZAÇÃO
Como forma de reconhecimento aos profissionais, também está em discussão o plano de carreira da categoria,  que garantirá maior capacitação, valorização e remuneração  dos agentes da guarda municipal.

CAPACITAÇÃO
Nos últimos anos, a Guarda Municipal de Santos vem capacitando o seu efetivo para melhorar a atuação nas ruas. Além dos cursos para uso de arma de fogo, também são realizadas capacitações de novos agentes para o programa Guardiã Maria da Penha, criado em 2019, que monitora o cumprimento de decisões judiciais e garante a integridade física e moral de mulheres vítimas de violência doméstica.
Também está em atuação o Grupo Especial de Ação Ambiental e Bem-Estar Animal, contemplado com uma viatura camuflada também em 2022, formado por servidores públicos integrantes da corporação, que mantêm vigilância nos locais onde existam ecossistemas sujeitos à proteção ambiental e todas as atividades que envolvam o cumprimento das leis de proteção à vida de animais domésticos e silvestres.
O comandante da GCM, Ronaldo Pereira, falou das conquistas e da passagem de aniversário da corporação. “Ver a GCM Santos cada vez mais ampliando a qualidade do serviço prestado à população é motivo de grande orgulho. Agradeço a todo o efetivo e àqueles que por aqui passaram, pelo empenho, dedicação e profissionalismo no desempenho de suas atividades ao longo desses 37 anos".

NÚMEROS
Efetivo: 442 agentes
Efetivo de cães: 4 (os animais são adestrados para auxiliar no patrulhamento, em ações preventivas, abordagens e no combate às drogas)
Equipamentos: 63 veículos, entre vans, motos, quadriciclos, botes e outros
100 rádios comunicadores digitais, entre móveis e fixos, para todas as coordenadorias da GCM
2 drones
Capacitação para atendentes do Programa Guardiã Maria da Penha
Capacitação para atuação na área ambiental
Câmeras: 1.731 (meta de três mil até 2024)