Quem tem o sonho de se casar, porém não possui condições financeiras para realizar aquela festa dos sonhos, pode realizar a inscrição para o casamento comunitário até o dia 26 de agosto em Santos. O evento é destinado a casais que tenham filhos em comum ou que já vivam juntos há, pelo menos, dois anos.
Para realizar a inscrição, os interessados devem se dirigir até uma das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) ou ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Commulher), das 9h às 12h e das 14h às 17h. 
Além disso, precisam levar os seguintes documentos: certidão de nascimento (original, atualizada com menos de seis meses) para os solteiros, RG, CPF, comprovante de residência em Santos, comprovante de renda familiar (até dois salários mínimos). Se tiverem filhos em comum, devem apresentar certidão de nascimento dos filhos, nome completo, RG e CPF de duas testemunhas. Vale lembrar que, no ato da inscrição, apenas uma pessoa do casal precisa ir e não é necessário a presença das testemunhas.
Já os divorciados precisam de certidão de casamento com averbação (atualizada com menos de seis meses). Os noivos só poderão preencher a ficha de inscrição quando estiverem com a documentação completa. 

DIA DO CASAMENTO
O dia do casamento é realizado em duas partes, de manhã a oficialização no cartório e, à tarde, às 18h, a comemoração com festa no Clube de Regatas Vasco da Gama. Na celebração haverá música, brindes entre os casais e as noivas ganharão buquês, além da entrega da certidão de casamento.
“É uma festa muito bonita, que a gente faz com muita atenção e carinho, pois sabemos que estamos realizando o sonho de pessoas”, disse a coordenadora de Políticas para a Mulher (Commulher), Diná Ferreira Oliveira.
Este ano, as noivas terão a chance de ganhar mais do que a festa. O Fundo Social de Solidariedade de Santos, recebeu a doação de vestidos de noivas que serão sorteados entre as inscritas. “É uma oportunidade interessante, pois são mulheres que estão realizando um sonho e tendo a chance de ganhar o vestido de noiva”, acrescentou a coordenadora.
"A gente faz com muita atenção e carinho. O mais legal é que anos depois eu encontro pessoas na rua que vêm falar comigo e me abraçam, lembrando do casamento. No dia, vendo a emoção dos noivos e da família, ficamos tocados. Damos nosso melhor para que seja um dia inesquecível e mude a vida dos casais", concluiu Diná. 
O Casamento Comunitário 2022 será realizado no dia 30 de novembro, às 18 horas, no Clube de Regatas Vasco da Gama (Avenida Saldanha da Gama, 33/35, Ponta da Praia). A celebração terá uma bênção ecumênica a todos os casais desejando paz, amor e que sejam muito felizes.