É impossível dissociar a história da cidade de Santos com a do Santos Futebol Clube. O time de Pelé e companhia é um dos grandes motivos do Município ser conhecido em todo o mundo. Por isso, o encantamento e a felicidade estavam presentes, na noite de quarta-feira (20), no rosto dos cerca de 250 representantes das 110 cidades e mais de 50 países que participam da XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, em visita à Vila Belmiro.
Todos os representantes da comitiva da entidade-membro da Organização das Nações Unidas (ONU) receberam ingressos para o jogo do Santos contra o Botafogo e para o Memorial das Conquistas, onde puderam conhecer um pouco mais da história do único time que parou uma guerra. 
Pois é, ao falar de paz e cooperação entre as nações, a equipe santista pode ser lembrada por um fato histórico. Em 1969, tamanha era a magia dos atletas, uma partida do Santos ocasionou a paralisação de uma guerra na Nigéria (África). Ambos os lados do conflito deixaram as armas de lado só para ver Pelé, Mengálvio, Abel, Lima e tantos outros desfilarem em campo com a bola nos pés. 

ÍDOLOS ETERNOS
E justamente os heróis santistas Mengálvio, Abel e Lima, junto com o artilheiro Aluísio Guerreiro (que jogou na década de 80 pelo Peixe) recepcionaram a comitiva antes da partida. Todos foram extremamente requisitados para fotos pelos fãs das mais diversas nações. 
Abel chegou a brincar que, geralmente, quando ouvia pessoas falando outros idiomas, tratava de driblar e partir para o gol, independentemente do que eles fizessem. Mas os dribles do ídolo eterno santista deram lugar aos sorrisos e abraços distribuídos à exaustão. “Nós viajamos o mundo com o futebol e é lindo ver o mundo vindo conhecer a nossa história”.
E a admiração estava presente em todos os visitantes. Daniele Vimini, secretário de cultura e turismo de Pesaro, na Itália, é torcedor fanático da Juventus, mas dizia realizar um sonho. “É uma viagem pela história do futebol, onde pude conhecer parte dos homens que fizeram o mundo parar para vê-los jogar”.
O secretário de turismo de Buenaventura, na Colômbia, Nixon Arboleda, torcedor do América de Cali, não escondia o encantamento. “O Santos é a história do futebol, o maior das Américas e do Brasil. É muito bonito estar aqui, ver a história do time do Pelé, Neymar e tantos outros craques”.

VITÓRIA SANTISTA
E os convidados poderão dizer ao voltarem para casa que são “pé quente”, como costumamos chamar no Brasil as pessoas que dão sorte ao time no estádio. Com gols de Léo Baptistão e Marcos Leonardo, o Santos venceu o Botafogo por 2 x 0, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.