Dos 645 municípios do Estado, a Cidade esteve entre as 173
selecionadas para a premiação, que aconteceu na Capital
Por promover o desenvolvimento econômico e social de Guarujá, por meio do incentivo aos pequenos negócios locais, a Administração Municipal recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - Mario Covas. A cerimônia aconteceu na quinta-feira (9), no Pavilhão da Bienal de São Paulo, na Capital. Essa é a segunda edição consecutiva que o Município é certificado pelo Sebrae São Paulo, o que destaca a preocupação com o empreendedorismo na Cidade.
Dos 645 municípios do Estado, o Município esteve entre os 173 selecionados para a premiação, que reconhece as prefeituras e seus gestores pelos projetos com resultados comprovados, voltados ao fomento do empreendedorismo e à modernização da gestão pública.
A Cidade participou com o projeto Guarujá Digital – Implantando o Processo Digital Administrativo (PAD), que desde março de 2021 muda radicalmente a dinâmica da gestão municipal, como a substituição dos processos físicos por digitais, incluindo a solicitação de alvará e a inscrição municipal de MEI, que passaram a ser 100% digital.
Em apenas um ano, 61% dos processos abertos na Prefeitura já são totalmente digitais, o que representa mais de 30 mil processos, resultando em maior agilidade, transparência, economia e alinhamento das pautas sustentáveis por parte da gestão municipal.
Durante o evento, a prefeita Adriana Machado foi representada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Paulo Cavini, acompanhado pelo superintendente de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual, Diego Abreu. Na ocasião, o titular da pasta recebeu do Sebrae uma placa de congratulação.
“A modernização da gestão municipal, assim como o fomento ao empreendedorismo, são trabalhos contínuos. Nosso objetivo agora é aperfeiçoar o PAD a fim de diminuir em até 80% o número de processos físicos na Prefeitura. Ainda este ano, a meta é ter 100% dos processos relacionados ao MEI feitos de maneira digital”, explica Cavini.