niciativa, coordenada pela Sehab, servirá para projetos executivos que fomentem a busca de recursos para urbanizar e regularizar as moradias no Complexo Cachoeira, que abrange os núcleos Cachoeira Plana, Vila da Noite e Santa Clara

 

A Prefeitura de Guarujá deu início à fase 2 dos serviços de levantamento topográfico na área do Complexo Cachoeira, que abrange os assentamentos conurbados Cachoeira Plana, Vila da Noite e Santa Clara. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) tem como meta fomentar a busca de recursos para urbanizar e regularizar as moradias desses núcleos habitacionais que, juntos, abrigam cerca de quatro mil domicílios, ocupados por famílias que estão no local há mais de 30 anos.

 

As atividades de campo estão concentradas nos serviços topográficos, relativos a levantamentos planialtimétricos cadastrais das condições físicas existentes, devendo em breve ser iniciada a etapa de mobilização e arrolamento das famílias. De acordo com a Sehab, esta etapa dos trabalhos é muito importante porque vai determinar a necessidade de intervenção urbanística complexa, com remoção de imóveis que se encontram em área de proteção ambiental, bem como para abertura de sistema viário e implantação de infraestrutura.

 

 Além disso, é necessária também a execução de levantamento socioeconômico habitacional para conhecimento do perfil das famílias e das carências físicas das áreas em questão, possibilitando o trabalho de participação, inerente a qualquer projeto de urbanização.

 

Para que essa intervenção seja efetuada, há necessidade de projetos executivos aprovados para que a urbanização seja possívelA finalidade de todo o processo é elaborar uma proposta para melhorar e garantir a qualidade de moradia para todos na referida área. A High Tech Consultants Ltda., empresa contratada pela Prefeitura, é responsável pelo trabalho de campo no local

 

 

As informações levantadas, por meio da topografia e cadastro social, fornecerão elementos para um diagnóstico que indique medidas e ações que garantam a urbanização do Complexo Cachoeira, como drenagem, pavimentação, abastecimento de água, esgotamento sanitário e energia elétrica, além da regularização fundiária, que possibilitará aos moradores obter a propriedade jurídica de seu lote, consolidada pelo registro no Cartório de Imóveis.

 

Jardim Primavera

Trabalho semelhante ao que vem sendo realizado no Complexo Cachoeira, já está em fase final no Jardim Primavera ,onde foram computados 1.760 imóveis, com uma população de 3.970 pessoas. De acordo com a Sehab, toda parte de projetos e levantamento socioeconômico já foram concluídos, faltando apenas a aprovação final de projetos de água e esgoto e energia elétrica nas concessionárias.

 

Os trabalhos no Jardim Primavera foram iniciados em abril do ano passado. Uma vez concluídos, irão possibilitar ao Município a busca de recursos para executar a urbanização e futura regularização fundiária daquele núcleo habitacional.