Por Nicole Leslie, g1 Santos
Parte de uma refinaria da Petrobras em Cubatão (SP) pegou fogo na tarde desta terça-feira (17). O incêndio aconteceu na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), e foi controlado pela própria equipe de brigadistas da empresa. De acordo com a companhia, trata-se de um vazamento de óleo diesel seguido de chamas. Ninguém ficou ferido.
Conforme apurado pelo g1, a proporção do incêndio, que foi visto "de longe", assustou alguns moradores da cidade. As chamas, que começaram por volta das 17h, foram contidas em aproximadamente uma hora. A citada refinaria está localizada na Avenida 9 de abril, no Jardim das Indústrias.
À reportagem, o Corpo de Bombeiros confirmou a ocorrência, mas afirmou que não atuou no caso. A Petrobras, por sua vez, alega que o local foi imediatamente isolado e que notificou os órgãos ambientais e demais órgãos competentes. De acordo com a empresa, não há impacto na produção de derivados ou risco ao abastecimento do mercado.
Chamas de incêndio em refinaria de Cubatão atingem grandes proporções — Foto: Reprodução/Cubatão Mil Grau
Primeira grande refinaria da Petrobras
A empresa alega que a Presidente Bernardes foi a primeira grande refinaria construída em sua história. Inaugurado em abril de 1955, o local hoje é responsável por 50% do mercado nacional e, inclusive, abastece 8% da produção de derivados no Brasil.
A capacidade na RPBC é de 178 mil barris/dia (28.300 m³/d). Diferentes tipos de gasolina, óleo diesel, gás de cozinha, gás natural, bunker - combustível para navio - e hidrogênio estão entre os principais produtos da refinaria.
Chamas em refinaria chamam atenção de moradores de Cubatão — Foto: Reprodução/Cubatão Mil Grau