Inaugurado em 12 de maio de 2021, o equipamento é hoje um dos principais cartões-postais da Pérola do Atlântico

 

 

Um dos destinos mais procurados, Guarujá encanta por suas belezas naturais e também por sues equipamentos turísticos. E nesta quinta-feira (12), o Mirante das Galhetas, que é um dos principais cartões-postais da Cidade, completa um ano à disposição do público. No período, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), a atração já foi visitada por 215.589 pessoas.

 

Localizado na Rua das Galhetas, s/nº, no Jardim Astúrias, o Mirante das Galhetas é hoje uma das principais atrações turísticas do Município. Possui piso de vidro suspenso a 45 metros do nível do mar, fazendo com que munícipes e turistas possam apreciar uma das mais belas paisagens da Cidade: a Praia do Tombo, que é recordista da certificação internacional, com 12 selos da Bandeira Azul, na América do Sul.

 

Para viabilizar o Mirante foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões em recursos destinados pelo Ministério do Turismo, em atendimento a projeto desenvolvido pela Prefeitura de Guarujá.

 

Para o secretário de Turismo da Cidade, Fábio Santos, a atração é uma das mais modernas e atraentes de toda a Região. “O Mirante nos ajudou a fortalecer ainda mais Guarujá como um dos destinos mais visitados em todo o litoral paulista. De live de artistas famosos, chá de revelação, ensaios fotográficos, atividade de voo livre e outros eventos, o Mirante das Galhetas é, sem dúvida, um equipamento multiuso, que veio em um momento muito assertivo para a Cidade, impulsionando a retomada econômica”, disse.

 

O Mirante das Galhetas funciona todos os dias, das 8 às 20 horas, e conta com acesso controlado. Instalado no Morro da Caixa D’água, o complexo turístico tem estacionamento para 14 veículos. Para entreter o público, conta com espaço para a prática de voo livre, além de uma programação diversificada, repleta de atividades culturais e apresentações musicais. Um destaque do Mirante é o balanço instagramável, à disposição dos visitantes para o registro de fotos.

 

Para conhecer o local, é preciso doar 1 quilo de alimento não perecível à Campanha “Turismo Solidário”. Os alimentos arrecadados são enviados ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá, que os encaminha às famílias em situação de vulnerabilidade da Cidade.

 

Reforço na segurança com instalação de câmeras

O Mirante das Galhetas conta com câmeras de monitoramento. O investimento da Prefeitura de Guarujá proporciona mais segurança ao local que recebe dezenas de turistas diariamente. São câmeras de segurança analógicas, com alta resolução. Os equipamentos possuem lente varifocal de 3,6x (2,8 ~ 10 mm) com íris automática, oferecendo maior profundidade de campo, foco e clareza de imagem. Além disso, detectam movimentos tanto diurno, como noturno.

 

Acesso ao equipamento receberá melhorias

A Rua Doutor Roberto Vinhas, que dá acesso ao Mirante das Galhetas, passará por obras de contenção no trecho onde hoje há um muro de contenção (próximo à última curva para acessar o mirante). A fase dois dessa recuperação contempla convênio de R$ 2,5 milhões, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). Com a execução, será possível duplicar o trecho em mão única da via. Serão feitos ainda a correção da geometria da Rua Roberto Vinhas nesse ponto, além de pavimentação, guias e sarjetas, calçadas e sinalização.