Um dos mais preciosos amigos do ser humano que se viu privado da visão é o Cão Guia para Cegos. Este admirável animal é submetido a um intenso treinamento especializado que o habilitará a conduzir seu amo a qualquer
parte livremente.

Este adestramento é feito por uma entidade não governamental formada em 1939  por um grupo de Lions em Michigan, chamada Leader Dogs for de Blind, mantida exclusivamente por contribuições sem visar qualquer lucro. Na Alemanha o cão-guia é adestrado pela cruz Vermelha que também assume as despesas de alimentação e atendimento médico veterinário se o cego for carente e não puder assumir os custos. Todos cães da escola são doados por criadores do mundo todo, porém somente alguns passam pela primeira seleção (aproximadamente 10%) e destes talvez um ou dois, serão escolhidos para o devido adestramento.

Seu adestramento é específico, completamente diferente do de um cão policial. Inicia-se com a obediência às ordens “sente-se”, “deite-se”, “descanse” e outras preliminares do curso primário. Em seguida passa para as tarefas mais difíceis: aprende nas ruas a observar curvas, pedestres, medidores de estacionamento e outros obstáculos – curso secundário.

Finalmente vai enfrentar situações mais difíceis, aprende a entrar em portas giratórias, elevadores, trens e recintos barulhentos. Uma vez feita a escolha adequada, ambos, estudante e cão, passam a enfrentar viagens independentes, intenso trânsito, a encontrar ruas e lojas, etc. – curso de aperfeiçoamento. Enfim, “diplomado” o cão está plenamente capacitado para conduzir um cego.

Para tornar-se cão-guia não basta ser cachorro. Embora não haja distinção de raça, pois até um vira-lata pode ser um guia, entretanto deve apresentar uma série de características que o distingue dos outros cães. Deve ter de um a dois anos, não ser grande nem pequeno demais (no mínimo 57cm de omoplata, por causa da guia rígida em forma de U a fim do cego “sentir” a direção), ser de pêlo curto, ser amigável e dócil mesmo para estranhos, obediente, tranqüilo, não se deixar perturbar por coisa alguma (nem mesmo gatos), estampidos ou multidões, não ser agressivo, tímido ou nervoso, ter boa saúde, bons dentes e muito senso de responsabilidade.

Também o cego deve corresponder a certas exigências. Deve ser comprovadamente incapaz de ver, permitindo no máximo percepção a vultos. Deve ter boa audição, pelo menos em um dos ouvidos, ter força e movimento na
mão e braço esquerdos (é deste lado que o cão sempre estará), ter condições físicas para andar rápido pelo menos duas horas por dia (é necessário para a  saúde do animal). Além do atestado médico, deve apresentar um de boa conduta e estabilidade emocional (para não agradar um dia seu guia e no outro chuta-lo).

Inscrevendo-se como candidato a um cão, o cego deve apresentar o atestado do seu médico, preencher um questionário e submeter os documentos a apreciação da diretoria da escola Leader Dogs for de Blinds. Uma vez aprovado o candidato é notificado e deverá comunicar a data de chegada à escola. O instrutor da escola irá recepciona-lo no ponto de desembarque e o candidato será levado para a escola onde ficará durante um mês aprendendo a conviver e a entender seu novo amigo inseparável de quatro patas.

Qualquer pessoa do mundo que seja deficiente visual pode gozar deste privilégio. O cão guia pode entrar com seu tutor em qualquer local seja ele público ou privado por força de lei .Quem vê um animal destes trabalhar realmente se emociona! Ele sabe e sente que representa os olhos do seu dono e o leva para onde quer que vá!

Este material nos foi gentilmente cedido por uma pessoa muito especial chamada Sofia que há anos trabalha incansavelmente conscientizando as pessoas com palestras e artigos publicados em várias revistas e jornais em
prol de uma Campanha de Prevenção da Cegueira por acidente de trabalho.

Como se diz: “É melhor proteger os olhos do que substituí-los” e ninguém como este maravilhoso amigo do homem como o Cão Guia para Cegos, para representar a importância dos olhos em nossas vidas.

EDUARDO RIBEIRO FILETTI é médico veterinário e professor universitário, mestre em Saúde Publica, especialista em clinica e cirurgia de pequenos animais,Fitoterapeuta e diretor da Clínica Veterinária Filetti 24 hs em Santos SP