Bertioga se tornou a capital indígena do país entre 19 e 23 de abril. Nesses cinco dias aconteceu o Festival Indígena de Bertioga (FIB), que recebeu cerca de 30 mil visitantes. No último sábado (23), no Parque dos Tupiniquins, o evento chegou ao fim com grandes emoções com desfile das delegações e apagamento da pira do Fogo Sagrado.

As apresentações culturais tomaram conta da cerimônia de encerramento. As delegações presentes entraram no local com cânticos e danças tradicionais de cada povo. A noite também foi marcada pelo apagamento do Fogo Sagrado, que foi enterrado no centro da arena, onde ocorreram as atrações. Ao final, um show pirotécnico iluminou todo o Parque dos Tupiniquins e oficializou o término do Festival. 

“A população saiu emocionada! Os moradores e turistas tiveram a oportunidade de se aprofundar nessa rica cultura e tradição dos povos indígenas brasileiros. O Festival veio para ficar. No ano que vem tem mais, ainda maior e melhor”, afirmou o prefeito Caio Matheus. 

Realizado pela Prefeitura e produzido pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), o evento reuniu as delegações indígenas das etnias Guarani do Rio Silveira de Bertioga; Kurâ Bakairi, Kuikuro e Waura, do Mato Grosso; Karajá e Xerente do Tocantins; Pataxó, da Bahia; Kaiapó e Anambê, do Pará; Funi-ô ,de Pernambuco; Terena e Guarani-Kaiuá, do Mato Grosso do Sul e Tupi, de São Paulo. 

“Bertioga é um lugar sagrado para os povos indígenas e a gente se sente muito bem em estar aqui. Fomos muito bem acolhidos pelo pessoal da cidade”, disse Ubiranan Pataxó, representante da etnia. 
 
O FIB proporcionou diversas atrações aos visitantes, como feira de artesanato indígena, pinturas corporais, desfile de beleza, rodas de conversa, apresentações culturais, culinária e demonstrações de esportes tradicionais.