Levantamento inédito no Brasil foi realizado pelo Grupo BITTENCOURT e aponta perfil de consumidores deste modelo de vendas


Em 2022 o Brasil comemora dois anos do surgimento das plataformas de live commerce no país que, alavancadas pela pandemia, aceleraram o processo de digitalização do canal de vendas das empresas. E uma pesquisa realizada pelo Grupo BITTENCOURT, consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias, aponta os principais municípios onde a modalidade possui maior adesão. Com dados obtidos da operação de 2021 da StreamShop, startup pioneira em live commerce no país, a consultoria constatou que a capital de São Paulo concentra 12% do tráfego das ações, seguido pelo Rio de Janeiro com 7%, e por fim Belo Horizonte e Brasília -- ambas com 3%. Esses dados, apesar de retratar a maior adesão à modalidade dos dois grandes centros, também demonstra que o live shop chega nos quatro cantos do país, haja visto a pulverização dos acessos nos mais diversos municípios brasileiros.

 

O live commerce é uma modalidade de vendas que tem como premissa principal resolver um problema que o varejo ainda não tinha conseguido solucionar: transmitir a humanização e a experiência do mundo físico para o digital. É através de uma estratégia de streaming, que o consumidor pode interagir ao vivo, tirar suas dúvidas e efetivar a compra em tom de bate papo. E 2021 foi o ano do avanço e da consolidação deste modelo, e teve a aposta de diferentes e importantes empresas de diversos segmentos da economia.

 

"As compras online foram a solução para muitos brasileiros nesse período de isolamento social e na região Sudeste, que concentra a maior porcentagem de shoppers no live commerce, não seria diferente. O live commerce é uma modalidade que atrai pela facilidade e interatividade com os consumidores, sabemos que ainda há um espaço para crescimento da modalidade nos demais municípios, principalmente com o aumento da democratização de acesso à Internet e investimentos em infraestrutura", comenta Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURT.
 

Os números conquistados pela plataforma são frutos de parcerias da StreamShop com grandes players do varejo nacional, como Natura, L'oréal, Vivo, Buscapé, Banco Inter, Riachuelo, ZeeDog, Reserva, Madesa, BASF, entre outros.
 

Sobre o Grupo BITTENCOURT

Há 36 anos no mercado, o Grupo BITTENCOURT, consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias, tornou-se referência na ressignificação de negócios em diversos canais. Com operações no Brasil e também na Europa, a empresa oferece soluções que vão desde desenvolvimento de novos conceitos de negócios até a gestão completa de uma rede. Além disso, a empresa investe em programas educacionais com especialistas C-Level de diferentes nacionalidades para colaborar com o desenvolvimento dos profissionais brasileiros. Arezzo, Reserva, Vivo, Danone, Todeschini, Adcos, Dunkin Donuts, Coca Cola, Google, Samsonite, Porto Seguro, Adidas e Heliar são alguns players de peso que tiveram seus negócios impactados pelo trabalho da consultoria.

 

Sobre a StreamShop

Startup brasileira pioneira em live commerce no país com o case Dengo Chocolates, a StreamShop tem tecnologia multifuncional proprietária e traz em sua bagagem clientes de peso como Natura, L'oréal, Inter Shop, Vivo entre outras. A empresa conta com diversas possibilidades de integração ao modelo de negócios de cada marca, personalização da plataforma e da experiência do consumidor, oferecendo uma interação exclusiva em tempo real com a audiência, tanto para o mercado B2B quanto B2C.