Ação, que aconteceu no último sábado (9), contou com apoio da Prefeitura de Guarujá,

e recebeu famílias de várias cidades do Estado


O último sábado (9) foi de muita emoção para várias famílias de todo o Estado de São Paulo. Na Praia das Astúrias foi realizado o evento Praia e Surfe, que proporcionou a dezenas de crianças PCD (Pessoa com Deficiência) a oportunidade de conhecer o mar pela primeira vez, através do surfe adaptado.


A ação foi realizada pela Associação Sociedade Mais Forte (SMF) e pela clínica de fisioterapia Espaço Sete, e contou com apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel).


Das 8 às 17 horas, as crianças se divertiram ao lado dos familiares e de funcionários da clínica, que auxiliaram a recreação durante todo o tempo. Cerca de 30 crianças compareceram para aproveitar o dia. Muitas delas nunca haviam entrado no mar ou visto uma praia pessoalmente. Um estande foi montado para a comodidade de todos, servindo frutas e sucos.


Taiu Bueno, ícone do surfe brasileiro e presidente da SMF, marcou presença no local e não escondeu a emoção. “Foi tão emocionante, precisei chorar por pelo menos cinco minutos, depois que vi a emoção das criancinhas por irem surfar. Crianças que têm paralisia cerebral, autismo ou alguma deficiência física. Muitas delas são do interior, nunca viram o mar. Foi um momento de alegria imensa. Quero agradecer a todos os voluntários, ao Espaço Sete pela parceria com a SMF, à Refresh Brasil pela parceria com os equipamentos, à Secretaria de Esporte e Lazer de Guarujá, que fez tudo por nós, e também ao Hortifruti Guarujá, que encheu a gente de frutas”, disse.


Foram disponibilizadas várias pranchas de surfe, cadeiras anfíbias para banho e outros jogos de inclusão. A moradora de Jáú-SP, Célia Beatriz Baldi, trouxe o filho Igor Dalpino para participar desse dia tão especial. “Foi algo inexplicável, incrível, um momento que jamais esqueceremos. Nossas crianças sentiram que também fazem parte da sociedade, que também podem brincar e surfar mesmo enfrentando tantas dificuldades na vida. Hoje só temos a agradecer a todos que ali estiveram presentes e de alguma forma contribuíram para esse momento tão feliz”, afirmou Célia.