Benefício para homens (cis e trans), casais homoafetivos e pais de filhos não-consanguíneo passa a valer também para colaboradores efetivos das operações próprias de Colômbia, EUA e Portugal; iniciativa reforça compromisso de impulsionar a diversidade e a inclusão.
O Grupo Boticário dá mais um passo na missão de alavancar a diversidade e a inclusão na sociedade e estende a Licença Parental Universal de 120 dias para suas operações proprietárias na América e Europa. Com muita inquietude, a iniciativa já implantada no Brasil em meados de 2021 de forma pioneira, reforça o compromisso da empresa em prol da equidade de gênero e amplia a compreensão sobre a responsabilidade dos cuidados com a família, que deve ser compartilhada pelos responsáveis.
A partir de agora, a Licença Parental Universal de 100% remunerada de 120 dias do Grupo Boticário passa a valer para os mais de 650 colaboradores das operações na Colômbia, Estados Unidos e Portugal. O benefício será concedido para homens (cis e trans), casais homoafetivos e pais de filhos não-consanguíneos, além de mulheres gestantes que já usufruem de licenças normalmente mais longas.
Ao ampliar a iniciativa para além das fronteiras brasileiras, a empresa potencializa a sua cultura, chamada de ‘Nosso Jeito de Ser e Fazer’, mostra a sua inquietude, supera os padrões internacionais exigidos pela legislação local e aplica, na prática, o modo como constrói e nutre suas relações, sempre buscando sucesso responsável. Na Colômbia, por exemplo, o período de licença oferecido para homens, casais homoafetivos e pais de filhos não-consanguíneos praticado na Colômbia é de 14 a 35 dias, em Portugal de 60 dias, enquanto nos EUA chega a 85 dias.
“Assumimos importantes compromissos para impulsionar a diversidade e a inclusão em todo o nosso ecossistema, sendo um deles a implantação da Licença Parental Universal para a nossa operação brasileira, beneficiando mais de 13 mil colaboradores em todo o território nacional desde meados de 2021. Hoje, com muito orgulho, levamos este importante benefício para outras operações visando sempre o sucesso responsável e a vivência em família”, diz Graziella D´Enfeldt, vice-presidente de Gente do Grupo Boticário. “Pautamos as nossas ações pelo reconhecimento das diferenças e individualidades como estratégia para garantir a inclusão, dentro e fora da nossa empresa, visando a transformação que desejamos para a sociedade. É este olhar atento e acolhedor que nos move a promover iniciativas que valorizem todos os tipos de família e que incentivem o compartilhamento das responsabilidades dentro do lar, em todos os lugares do mundo”, complementa.
Benefício para operação no Brasil
No início do 2º semestre de 2021, o Grupo Boticário se tornou uma das primeiras empresas brasileiras a oferecer licença parental 100% remunerada de 4 meses aos seus 13 mil colaboradores - são 180 dias para mães ou pessoas que gestam e 120 obrigatórios para pais não gestantes. Somente nos seis primeiros meses de implantação do benefício, foram concedidas mais de 500 licenças parentais, 35% do total.
Para estimular a troca, a parentalidade responsável e a divisão de tarefas, a empresa realiza ainda uma série de iniciativas internas promovidas pelo RH e Grupos de Afinidade. Dentre elas, destacam-se as rodas de conversa sobre masculinidade e parentalidade, promovidas especialmente para os pais que sairão por 120 dias.
Sobre o Grupo Boticário
Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona de marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma "Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.