SANTOS
12/04/2022 10H36
O Plano Diretor de Turismo (PDtur) de Santos - documento criado em 2017 para definir 36 objetivos, 70 estratégias e 30 programas voltados ao desenvolvimento do setor até 2027 - foi atualizado por servidores da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), junto com integrantes do segmento turístico.
Nesta segunda-feira (11), o prefeito Rogério Santos recebeu o documento das mãos da titular da Seectur, Selley Storino, em cerimônia na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal. Pela legislação, agora o documento deve ser encaminhado à Câmara Municipal para apreciação e aprovação dos vereadores, ainda neste mês.
A atualização foi realizada com metodologia inovadora, por ser participativa (envolvendo todo o trade turístico e a comunidade) e contar com a área do turismo do Senac, que capacitou os envolvidos (leia mais abaixo).
CONTEÚDO
A revisão atualizou diretrizes, analisou projetos executados e em andamento, determinou ações para os próximos anos e prioridades, pensando tanto no desenvolvimento do turismo quanto na melhoria da qualidade de vida dos santistas. Também deixou o PDtur mais compacto. Antes eram oito diretrizes e passaram a ser apenas três: Gestão Turística e Planejamento; Posicionamento de Mercado e Marketing; Economia Criativa, Empreendedorismo e Produção Associada ao Turismo.
As principais novidades foram as inclusões de economia criativa e empreendedorismo. A atualização também inclui projetos estruturantes considerados prioridades ao turismo, já com convênio assinado com o Estado: obras no Emissário Submarino, revitalização da Ponte Edgard Perdigão, nova Rua República Portuguesa, novo Mercado Municipal e o Cine Escola e o Portinho Caruara.
GOVERNANÇA
O prefeito Rogério Santos declarou, após receber o documento, estar orgulhoso com a atualização. Para ele, toda a colaboração e parcerias do processo demonstraram que ele foi realizado com “governança”.
A secretária Selley Storino fez questão de classificar como “construção coletiva” a atualização do PDtur. “Destacamos a inserção da economia criativa e do empreendedorismo e a visão de que o turismo é benéfico para toda a Cidade, o santista, o empresário etc., não só o turista”.
Capacitação envolveu servidores e integrantes do Conselho de Turismo
Na solenidade, também foram entregues os certificados aos 21 capacitados pelo Senac para realizar a atualização do PDtur.
Ao todo, os servidores e integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) passaram por 99 horas de aulas em 25 encontros, sendo cinco remotos (durante a pandemia) e 20 presenciais.
Os capacitados foram Ana Carolina Tani Kader, Bruno Ricardo Secco Souza, Carlos Eduardo de Almeida Silveira, Cecília Jorge Kubo Dias, Damielle de Campos Fontes, Daniela Tineo Oliveira Beck, João Gilberto de Oliveira Siqueira, João Paulo Sorensen de Moura, Jose Luis Blanco Lorenzo, Leonardo Carvalho e Carvalho, Leonardo Rodrigues Guedes, Lígia Catarina Silva Rosa, Lucianne Maeda, Marcelo Vallejo Fachada, Marco Octavio de Gouveia Naldinho, Maria Valentina Vasconcelos Rezende, Nelson Antonio Carrera, Paulo Gonzalez Monteiro, Renato dos Anjos, Ronaldo Alberto dos Santos e Valéria Cesar da Costa.
Ana Raquel Dias, responsável do Senac pela capacitação, compareceu à cerimônia e fez questão de agradecer pela dedicação dos participantes nas aulas. Ela ressaltou que todos estão prontos para a próxima atualização do PDtur, prevista para 2025.