O Programa Municipal de Atenção Intensiva ao Tabagista, que tem o objetivo de ajudar pessoas a pararem de fumar, abriu inscrições na Policlínica Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº). A unidade iniciará o atendimento a um novo grupo no dia 29 de abril. 
As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 22, na unidade de saúde, levando RG, cartão SUS e comprovante de residência em Santos. Caso as vagas sejam preenchidas, o interessado ficará na lista de espera. 
No ano passado, 43 dos 73 pacientes atendidos largaram o cigarro ao final do acompanhamento, totalizando 59% de cessação. O projeto está disponível em 21 unidades de saúde municipal de Santos e fornece a assistência de uma equipe multiprofissional durante três meses. As reuniões ensinam técnicas como exercícios de respiração contra o estresse, orientação sobre atividades físicas e alimentação. 
Os encontros acontecem em frequência semanal no primeiro mês, quinzenal no segundo mês e o encerramento ocorre após 30 dias. Conforme prescrição médica, pode ser necessário tratamento de reposição de nicotina (adesivos e goma de mascar) e medicação. 
O secretário de Saúde, Adriano Catapreta, destaca a relevância do projeto que, desde 2014, já atendeu 1.884 pessoas e fez 873 abandonarem o vício ao fim do processo (46% dos participantes). "Parar de fumar não é decisão simples e nós temos uma equipe multidisciplinar capacitada pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas do Governo do Estado de São Paulo que está empenhada em transformar a motivação do nosso munícipe em superação. São realizados atendimentos individuais com médico, mas também várias dinâmicas em grupo, nas quais os participantes trocam experiências e se ajudam mutuamente, tornando o caminho menos árduo".